Yoshida revela por que nunca virou CEO da PlayStation: “Não confiavam em mim para decisões de negócios”

Figura lendária dentro da Sony e com mais de 30 anos de serviços prestados, Shuhei Yoshida é um nome intimamente ligado à trajetória do PlayStation. Apesar de sua importância para a marca, ele nunca chegou ao cargo de CEO da divisão — e agora, em entrevista recente, ele mesmo explicou o motivo.
Segundo Yoshida, a Sony nunca o considerou seriamente para o posto de chefia porque não confiava que ele tomaria as melhores decisões de negócios.
"Provavelmente porque eles não confiavam em mim para tomar as melhores decisões de negócios... Eu sempre quis fazer algo interessante, sabe, algo novo ou inovador e que nunca foi feito antes, que pudesse se tornar uma grande novidade no futuro, esse tipo de coisa.", explicou o executivo.
Yoshida também comparou seu perfil criativo com os executivos que assumiram a SIE nos últimos anos. Após Ken Kutaragi, considerado um visionário e "louco" por suas ideias arrojadas, todos os sucessores foram essencialmente homens de negócios: Kaz Hirai, Andrew House e, mais recentemente, Jim Ryan.
"Todos empresários, certo? Então deve haver uma razão para isso.", disse Yoshida, insinuando que sua mente voltada para a criatividade talvez fosse um obstáculo para ocupar um cargo mais estratégico.
Outro ponto revelador da entrevista foi o motivo de sua realocação para o setor de jogos independentes dentro da Sony. Segundo ele, Jim Ryan o forçou a aceitar a mudança — uma transição que ele só fez por não querer sair da empresa.
"Era fazer isso ou deixar a empresa", afirmou Yoshida de maneira direta.
Hoje, Shuhei Yoshida é visto como um dos maiores incentivadores da cena indie dentro do ecossistema PlayStation, sendo responsável por apoiar estúdios pequenos que buscam destaque em meio ao mercado competitivo.
Fonte: Mp1st