XDefiant tem servidores desligados e produtor-executivo Mark Rubin anuncia saída da indústria

O capítulo final de XDefiant foi escrito nesta terça-feira (3), quando seus servidores foram oficialmente desligados. Com isso, o produtor-executivo Mark Rubin, principal rosto por trás do projeto, anunciou sua saída da Ubisoft e da indústria de games como um todo, encerrando uma trajetória de quase duas décadas.
Veterano da Infinity Ward e um dos responsáveis pelos primeiros Call of Duty: Modern Warfare, Rubin foi peça-chave no desenvolvimento de XDefiant. Desde sua chegada à Ubisoft, ele assumiu uma postura pública de defesa do jogo, prometendo que a equipe estava comprometida em criar um shooter competitivo de qualidade — promessa que, segundo ele, acabou ruindo por fatores internos da empresa.
It’s a sad day for fans of XDefiant and for all of the passionate devs that worked so hard on this game. I want to thank everyone who played it and everyone who promoted it whether you were a big content creator or just a fan. Every voice mattered.
— Mark Rubin (@PixelsofMark) June 4, 2025
In fact, I would say something…
Em uma mensagem comovente publicada no X (antigo Twitter), Rubin descreveu o encerramento como "um dia triste" e agradeceu aos jogadores e criadores de conteúdo que deram suporte ao projeto:
“Quero agradecer a todos que o jogaram e que o promoveram, seja um grande criador de conteúdo ou somente um fã. Toda voz importou”.
Ele também revelou que, apesar da recepção limitada, XDefiant obteve um feito impressionante:
“Gostaria de dizer que algo incrível aconteceu com esse game, apesar de ele ter muito pouco marketing, ainda tivemos a aquisição mais rápida de jogadores nas primeiras semanas para um título da Ubisoft, somente com vocês falando sobre e promovendo o game.”
No entanto, o produtor foi direto ao culpar a Ubisoft pela queda do título, alegando falta de apoio e más decisões técnicas. Segundo Rubin, o jogo foi construído sobre uma engine inadequada para o gênero, o que comprometeu elementos cruciais como o netcode. Além disso, ele apontou a escassez de recursos e planejamento, destacando que conteúdos planejados para as Temporadas 4 e 5 deveriam ter feito parte do lançamento, o que teria oferecido uma experiência mais robusta desde o início.
Com o encerramento do estúdio responsável por XDefiant, Rubin contou que muitos de seus colegas já encontraram novas oportunidades, enquanto outros ainda buscam colocação. Quanto ao seu futuro, ele afirmou:
“Decidi deixar a indústria e passar mais tempo com minha família, então infelizmente vocês não vão ouvir sobre eu fazendo outro game.”
Mesmo se afastando da produção de jogos, o ex-produtor-executivo expressou o desejo de que novos desenvolvedores "carreguem a bandeira" e criem experiências de tiro que respeitem e valorizem o público — uma crítica velada à forma como o projeto foi tratado internamente pela Ubisoft.
Fonte: VGC