Veteranos de Dragon Age criticam declaração da EA sobre ausência de live service

As recentes declarações do CEO da Electronic Arts, Andrew Wilson, sobre o suposto impacto da falta de live service no desempenho de Dragon Age: The Veilguard não foram bem recebidas por veteranos da franquia. Embora a BioWare atual permaneça em silêncio sobre o assunto, ex-desenvolvedores de peso, como Mike Laidlaw e David Gaider, foram às redes sociais para expressar sua indignação.
Mike Laidlaw rebate visão da EA sobre live service
No BlueSky, Mike Laidlaw, diretor e designer dos três primeiros jogos da saga, foi direto ao afirmar que não aceitaria uma mudança tão drástica na essência de Dragon Age. Segundo ele, uma decisão como essa o faria abandonar seu cargo imediatamente.
“Só estou pensando alto, é claro. Seria tolo o bastante exigir algo como isso… duas vezes.”
A fala de Laidlaw faz referência ao fato de que a Electronic Arts já forçou mudanças semelhantes no passado, como a adição de conteúdos multiplayer em Dragon Age: Inquisition e a tentativa malsucedida de transformar Anthem em um título live service.
Criador de Dragon Age vê expectativas irreais da EA
Outro ex-BioWare que se manifestou foi David Gaider, roteirista responsável pela criação do universo de Dragon Age. Ele também usou o BlueSky para criticar a postura da Electronic Arts, destacando que The Veilguard pode ter vendido bem, mas não atendeu às metas desproporcionais da empresa.
“Temos muitos casos de games que venderam bem, mas ficaram abaixo de qualquer que seja as projeções internas daqueles jogos.”
Para Gaider, o verdadeiro problema é que as expectativas da EA para o novo Dragon Age eram simplesmente irreais, especialmente dentro do gênero RPG single-player. O roteirista sugeriu que a publisher deveria se inspirar na Larian Studios, desenvolvedora de Baldur’s Gate 3, que apostou em uma experiência profunda e conseguiu alcançar grande sucesso sem precisar recorrer a um modelo live service.
Dragon Age: The Veilguard enfrenta desafios antes mesmo do lançamento
O novo capítulo da franquia Dragon Age tem previsão de lançamento para 2024, mas já vem sendo alvo de polêmicas desde seu anúncio. Além da insatisfação dos fãs com algumas mudanças no jogo, agora a BioWare também lida com a pressão corporativa da EA, que parece não estar convencida de que um RPG single-player tradicional pode alcançar o sucesso esperado.
Resta saber como The Veilguard será recebido pelo público e se a Electronic Arts reconsiderará sua abordagem em relação ao futuro da franquia.
Fonte: PC Gamer