Veterano diz que sucesso de indies no Steam depende mais de sorte do que de fórmulas

Com experiência na indústria desde 2009, quando lançou Time Gentleman, Please!, o desenvolvedor indie Dan Marshall afirmou que fazer sucesso no Steam se tornou uma tarefa cada vez mais incerta e imprevisível. Em entrevista recente à PC Gamer, ele explicou que, mesmo com anos de vivência na plataforma, ainda não há uma resposta clara sobre o que realmente faz um jogo estourar em vendas.

Segundo Marshall, embora seja essencial entregar um bom produto, isso por si só já não basta. O mercado está saturado de lançamentos diários, tornando extremamente difícil se destacar. “Você pode escrever um milhão de ensaios sobre por que Balatro foi um sucesso”, comentou. “Mas nenhuma dessas explicações vai estar completamente certa”. Ele também apontou que o jogo, além de sua qualidade, se beneficiou de fatores incontroláveis, como o impacto da sua remoção temporária do Steam, que gerou ainda mais atenção para o título.
O desenvolvedor também destacou que estratégias que funcionavam anos atrás perderam a eficácia. Antes, o endosso de um youtuber famoso ou de um influenciador da indústria podia impulsionar significativamente as vendas de um indie. Hoje, mesmo com esse tipo de apoio, não há garantia de visibilidade nem de retorno financeiro.
Marshall afirma que, tecnicamente, é mais fácil lançar jogos na plataforma — o Steam se tornou mais democrático —, mas isso também gerou um efeito colateral: a concorrência se intensificou a níveis extremos. “É como tentar ser ouvido no meio de uma gritaria constante”, comparou.
Ele também alertou sobre os riscos de tentar copiar fórmulas que deram certo no passado, como o fenômeno Vampire Survivors. “Não adianta pensar ‘vamos fazer o que Vampire Survivors fez’, lançar um jogo visualmente simples em Acesso Antecipado por poucos dólares e torcer. O momento que fez isso funcionar já passou”, explicou.
Ao fim da entrevista, Dan Marshall resumiu a realidade de muitos desenvolvedores independentes: fazer o melhor jogo possível e torcer. Embora isso soe pouco inspirador, ele acredita que, no cenário atual do Steam, ainda é a única abordagem possível — e que a plataforma não dá sinais de facilitar o caminho dos pequenos criadores em um futuro próximo.
Fonte: PC Gamer