Versão de PC de Stellar Blade já enfrenta críticas e limitações antes do lançamento

Versão de PC de Stellar Blade já enfrenta críticas e limitações antes do lançamento

A tão esperada versão para PC de Stellar Blade, anunciada oficialmente pela Shift Up Studio e PlayStation para junho, mal foi revelada e já está cercada por controvérsias. Embora o lançamento já fosse amplamente esperado após diversos vazamentos, os problemas surgiram rapidamente após a abertura da página oficial do jogo no Steam.

Diversos jogadores relataram não conseguir adquirir o jogo em suas regiões, especialmente em países onde a PlayStation Network (PSN) não está oficialmente disponível. Mesmo com a Shift Up garantindo que Stellar Blade não exige uma conta PSN para ser jogado, a realidade é que a listagem do título no Steam simplesmente não aparece em algumas regiões, levantando suspeitas de bloqueio geográfico baseado no suporte à PSN.

Segundo a desenvolvedora, essa limitação foi uma surpresa, e eles já estariam tentando entender os motivos por trás da indisponibilidade regional. No entanto, o problema reforça uma preocupação recorrente entre jogadores de PC com relação ao ecossistema PlayStation, que, em várias ocasiões, exige contas vinculadas ou impõe restrições baseadas na PSN.

Outro ponto que rapidamente acendeu críticas da comunidade é a presença do Denuvo, sistema de proteção anti-pirataria frequentemente associado a impactos negativos no desempenho de jogos. A informação foi confirmada na própria página oficial do jogo no Steam, o que bastou para que surgissem dezenas de críticas pedindo a remoção do Denuvo antes do lançamento. Muitos usuários prometeram boicotar o jogo caso a tecnologia continue incluída.

Além de lidar com vazamentos prévios do trailer e da data de lançamento, a Shift Up agora se vê no centro de um debate que envolve acessibilidade regional, DRM agressivo e transparência na comunicação com a comunidade de PC.

Com lançamento programado para junho, ainda resta saber se a desenvolvedora irá alterar essas decisões ou manter a linha atual, mesmo diante da recepção negativa de parte do público.

Fonte: Steam