Valve Enfrenta Críticas por Moderação Insuficiente contra Discurso de Ódio no Steam

Valve Enfrenta Críticas por Moderação Insuficiente contra Discurso de Ódio no Steam

A Valve está sob críticas da Anti-Defamation League (ADL) pela forma como lida com a moderação de conteúdo na plataforma Steam, que, segundo a ADL, facilita a disseminação de discursos de ódio e conteúdos extremistas. Com um sistema de moderação automatizado, a empresa teria permitido que o Steam se tornasse um espaço onde discursos e imagens de teor nazista, símbolos supremacistas e apoio a grupos terroristas proliferam.

A análise da ADL, publicada recentemente, examina a interação de milhões de perfis, comentários e avatares de grupos, encontrando mais de 1,8 milhão de mensagens com conteúdos problemáticos. Essas incluem símbolos como suásticas e referências a grupos como o Daesh e o Hamas. Além disso, termos comuns de movimentos de supremacia, como "poder branco" e “shekel”, também apareceram frequentemente.

Desafios na Moderação e Proposta de Ações

Apesar dos termos de serviço do Steam proibirem discursos de ódio, a ADL questiona a eficácia dos mecanismos de controle, argumentando que os filtros da plataforma são fáceis de burlar com alterações de escrita e símbolos ASCII. A possibilidade de desativar manualmente esses filtros também seria um agravante.

O relatório visa pressionar a Valve a adotar uma postura mais ativa contra conteúdos extremistas, argumentando que medidas eficazes de moderação são essenciais para evitar que os jogadores sejam expostos a conteúdos prejudiciais na plataforma.

Fonte: Eurogamer