Valve bane jogos com anúncios comerciais no Steam

A Valve anunciou uma nova diretriz que proíbe jogos que exibem anúncios comerciais no Steam, encerrando uma prática comum em títulos free-to-play, especialmente no mercado mobile. A empresa afirmou que não permitirá anúncios pagos como modelo de negócios na plataforma, garantindo uma experiência sem interrupções para os jogadores.
Propagandas não podem ser usadas como recompensa
Segundo a nova política, os desenvolvedores não podem exigir que jogadores assistam a anúncios para continuar jogando ou obter recompensas dentro do game. A Valve também reforçou que, enquanto essa prática ainda pode ser adotada em outras plataformas, no Steam ela está proibida.
"Desenvolvedores não devem usar anúncios como uma forma de fornecer valor aos jogadores, como dar a eles recompensas por assistir ou interagir com propagandas em seus games."
Além disso, a empresa também proibiu cobranças adicionais para garantir acesso a descontos, bundles e páginas especiais dentro da loja.
Steam ainda permitirá algumas formas de publicidade
Embora a exibição de anúncios comerciais tenha sido banida, a Valve ainda permitirá algumas práticas publicitárias no Steam. O chamado “product placement” continuará sendo aceito, desde que ocorra de forma contextual. Como exemplo, a empresa citou propagandas de pneus em jogos de corrida, algo que faz sentido dentro da proposta do jogo.
Outra exceção será para campanhas conjuntas entre diferentes desenvolvedores, bem como anúncios externos que levem diretamente a uma página do jogo dentro do Steam.
A medida faz parte de um esforço contínuo da Valve para manter o Steam como uma plataforma mais eficiente e livre de práticas vistas como negativas. Recentemente, a empresa também anunciou que passará a exibir alertas em páginas de jogos em Acesso Antecipado que parecem ter sido abandonados por seus desenvolvedores.
Fonte: Valve/Steam