Ubisoft declara que consumidores não têm "propriedade irrestrita" sobre jogos adquiridos

Envolvida em um processo judicial na Califórnia pelo encerramento dos servidores do primeiro The Crew, a Ubisoft reafirmou sua posição de que os consumidores não possuem propriedade plena sobre os jogos que adquirem. De acordo com a empresa, os compradores apenas recebem uma “licença limitada” de uso, o que, segundo ela, invalida pedidos de ressarcimento ou compensação pelo fato do game ter se tornado injogável.
A declaração foi feita como parte da defesa da empresa no processo movido em novembro de 2024 por um grupo de jogadores que se sentiram prejudicados com o fim das atividades online do título. Os autores da ação afirmam que a Ubisoft induziu os consumidores ao erro, fazendo-os acreditar que possuíam direitos plenos sobre o jogo comprado, e não apenas uma permissão de acesso sujeita à decisão da empresa.
A Ubisoft, por sua vez, alegou que sempre deixou claro nos termos de uso que The Crew era fornecido como uma licença e não como uma compra de propriedade definitiva. Seus advogados sustentaram que o processo não possui base legal e que o encerramento dos serviços “não causou lesão cognoscível” aos jogadores afetados.
Em março deste ano, os autores do processo apresentaram novas acusações, citando que a venda de moedas do jogo por meio de cartões-presente fere leis do estado da Califórnia. Pela legislação local, esses cartões não podem expirar, e os consumidores alegam que a Ubisoft impôs, de fato, um limite de uso ao fechar os servidores. Outro ponto levantado foi a informação presente em embalagens físicas do jogo, que indicavam a possibilidade de ativação do produto até o ano de 2099, o que teria dado margem à interpretação de que o título permaneceria funcional até então.
Enquanto o próximo capítulo da disputa judicial está marcado para o dia 29 de abril, a Ubisoft tenta minimizar o impacto negativo prometendo que os próximos jogos da série The Crew 2 e The Crew Motorfest contarão com funcionalidade offline, permitindo que os jogadores possam continuar aproveitando seus conteúdos mesmo após o fim do suporte oficial.
Fonte: Eurogamer