Thunderful Group Anuncia Demissão de Até 100 Funcionários para Garantir Sustentabilidade

Thunderful Group Anuncia Demissão de Até 100 Funcionários para Garantir Sustentabilidade

A Thunderful Group, conhecida por desenvolver a série SteamWorld com títulos como SteamWorld Dig, Heist e Build, anunciou uma nova reestruturação devido a resultados financeiros abaixo do esperado. Na última sexta-feira (15), a empresa comunicou que vai reduzir entre 80 e 100 postos de trabalho nas próximas semanas. A decisão, segundo a liderança da Thunderful, é necessária para "garantir a sustentabilidade e resiliência do grupo a longo prazo."

O estúdio é fruto da fusão entre os estúdios Image & Form e Zoink em 2017 e, desde então, ampliou-se com a adição de equipes como Coatsink e Jumpship. Em comunicado, a empresa destacou que o foco passará a ser a publicação de jogos de terceiros, ao mesmo tempo em que reduzirá investimentos em projetos internos. A Thunderful confirmou que alguns jogos em desenvolvimento serão cancelados, embora não tenha detalhado quais.

Reestruturações e Desempenho de Vendas Abaixo do Esperado

Esta é a segunda grande onda de demissões na Thunderful em 2024. Em janeiro, a companhia já havia dispensado 20% de sua força de trabalho, justificando a medida como resposta a "investimentos excessivos" e à necessidade de se ajustar ao mercado de games. No entanto, as ações iniciais de corte de custos não foram suficientes para mitigar o impacto das metas de vendas não alcançadas.

O título mais recente da série, SteamWorld Build, teve um desempenho comercial abaixo das expectativas, levando o jogo Headhunter a ser temporariamente suspenso. Embora o lançamento de Heist II em agosto deste ano tenha sido bem-recebido pelo público e pela crítica, a Thunderful não divulgou números de vendas para o jogo até o momento.

Fonte: Eurogamer