The Witcher 4 impressiona com demonstração técnica durante o State of Unreal

The Witcher 4 impressiona com demonstração técnica durante o State of Unreal

A CD Projekt RED finalmente deu aos fãs uma prévia concreta de The Witcher 4, apresentando uma impressionante demonstração técnica durante o evento State of Unreal, realizado nesta terça-feira (3). Utilizando a Unreal Engine 5.6, o estúdio polonês exibiu um trecho de gameplay protagonizado por Ciri, destacando tanto o salto visual quanto o desempenho promissor do novo capítulo da franquia.

Na prévia, vemos Ciri seguindo rastros deixados por uma criatura em meio à natureza exuberante da região de Kovir, inexplorada nos jogos anteriores. Segundo os desenvolvedores, o vídeo foi capturado diretamente de um PlayStation 5 padrão, rodando a 60 quadros por segundo com Ray Tracing ativado — um feito notável considerando a densidade visual e os detalhes do mundo aberto.

Entre os destaques técnicos está o uso de aprendizado de máquina para animar realisticamente Kelpie, o cavalo da protagonista, além do Nanite Foliage, que permite criar ambientes densos sem comprometer o desempenho. Essa tecnologia evita o uso de truques de Level of Detail (LOD) tradicionais, resultando em transições visuais mais suaves e naturais.

O vídeo também chamou atenção pela vivacidade do mundo: a CD Projekt RED garantiu que a nova versão do mundo aberto será mais reativa, dinâmica e interconectada, com elementos que se afetam mutuamente conforme as ações do jogador. Cidades densamente povoadas, com NPCs mais ativos e inteligentes, foram outro ponto enfatizado, tudo isso mantendo uma taxa de quadros estável.

Outro avanço promissor está na transição entre gameplay e cinemáticas, que agora será praticamente imperceptível, aumentando a imersão durante as cenas narrativas. A empresa revelou que pretende atualizar o jogo futuramente para a Unreal Engine 5.7, visando novas melhorias gráficas e otimizações de performance.

Apesar da apresentação técnica animadora, The Witcher 4 segue sem uma data oficial de lançamento. A expectativa é que o RPG chegue somente após 2027, ainda sem plataformas confirmadas além do PS5. Resta saber se a CD Projekt RED conseguirá entregar o jogo ambicioso que promete, sem repetir os erros de lançamento de Cyberpunk 2077.

Fonte: Eurogamer