The Outer Worlds 2 destaca variedade de builds e decisões permanentes no novo sistema de RPG

Após o lançamento de Avowed, a Obsidian Entertainment volta sua atenção para The Outer Worlds 2, sequência do aclamado RPG de ficção científica. Com lançamento previsto para 2025, o jogo promete não apenas expandir o universo do primeiro título, mas também aprofundar suas mecânicas de RPG, com maior ênfase na personalização de builds e nas consequências das decisões do jogador.
Em uma nova prévia divulgada em parceria com o portal IGN, a Obsidian mostrou que The Outer Worlds 2 terá um sistema de progressão menos linear que o original. A intenção dos desenvolvedores é fazer com que cada melhoria do personagem tenha impacto real, incentivando a especialização e evitando que o jogador se torne “bom em tudo” — algo que, segundo o estúdio, enfraquecia a identidade dos personagens no primeiro jogo.
"Frequentemente víamos personagens bons em tudo, o que, ao final do jogo, minimizava sua experiência pessoal com o personagem. Queríamos nos concentrar em tornar cada nível e investimento individual realmente importantes. [...] Há mais do que apenas uma build tradicional focada em furtividade, uma build focada em combate ou uma build focada em diálogo. Há muita mistura de conceitos, brincando com outros sistemas e incorporando-os em uma gama bastante ampla, mas única, de diferentes perfis de jogadores."
A quantidade de Perks disponíveis também cresceu significativamente, totalizando mais de 90 opções. Entre elas estão habilidades como atirar enquanto corre ou desliza. Segundo os desenvolvedores, o objetivo foi pensar em todas as ações que o jogador pode realizar e encontrar maneiras de personalizá-las por meio desses bônus.
Uma mudança significativa é a remoção da opção de respec, ou seja, a possibilidade de redefinir habilidades e Perks. A decisão foi tomada para reforçar a importância das escolhas feitas durante a campanha. “Ao remover o 'respec', nós realmente incentivamos que essa seja a sua experiência. É uma parte da sua experiência que ninguém mais teve, e acho que isso é realmente especial nos RPGs e algo que o 'respec' tende a enfraquecer", explicou o diretor.
Outro destaque é a liberdade extrema oferecida ao jogador: será possível eliminar qualquer NPC no jogo, com a história se adaptando a essas ações. “Na verdade, é uma maneira muito divertida de jogar uma segunda ou terceira vez só para ver até onde você consegue ir”, comentou o estúdio, reforçando a rejogabilidade.
O sistema de combate também recebeu melhorias. Jogadores poderão criar combinações de tipos de dano — como plasma, fogo e choque — para montar estratégias únicas, como queimar inimigos enquanto se curam ou sobrecarregar máquinas com dano elétrico. Além disso, os Traços Negativos retornarão em uma versão expandida, oferecendo bônus em troca de desvantagens, como impedir que o personagem evolua certas habilidades ao adquirir traços como o de “Burro”.
The Outer Worlds 2 será lançado em 2025 para PC, Xbox Series S|X e PlayStation 5. O jogo estará disponível no lançamento via Xbox Game Pass.
Fonte: IGN