Star Citizen ultrapassa US$ 800 milhões arrecadados mesmo sem previsão de lançamento

Mesmo após quase 13 anos de desenvolvimento e ainda em estágio Alpha, Star Citizen segue como um fenômeno de arrecadação. De acordo com dados atualizados da Cloud Imperium, o projeto ultrapassou a marca de US$ 800 milhões arrecadados, sustentado por uma comunidade de mais de 5,5 milhões de jogadores ao redor do mundo.
Desde seu início em 2012 como um ambicioso simulador espacial, Star Citizen vem sendo financiado por doações voluntárias e pela venda antecipada de conteúdos — incluindo naves, pacotes exclusivos e equipamentos com valor dentro do jogo final. Muitos desses itens são vendidos a preços altos, reforçando o compromisso da base de fãs com o projeto, mesmo sem uma versão final definida.
O criador e CEO Chris Roberts declarou no início do ano que a versão 1.0 está "cada vez mais próxima", mas evitou fornecer uma janela concreta de lançamento. Enquanto isso, o jogo continua a ser extremamente lucrativo: só nos últimos anos, tem gerado cerca de US$ 100 milhões anualmente à Cloud Imperium.
A atualização Alpha mais recente, a versão 4.0, foi lançada em dezembro de 2024 e trouxe melhorias significativas, como um sistema de interconexão entre servidores, facilitando o transporte entre áreas do universo do jogo. Apesar disso, o título ainda carece de componentes essenciais como uma economia funcional, campanha principal e base de jogadores consolidada.
Mesmo com as críticas e dúvidas sobre sua conclusão, Roberts reforça que a versão final de Star Citizen será acessível para novatos e terá conteúdo suficiente para manter os jogadores engajados por longos períodos. Paralelamente, a empresa trabalha em Squadron 42, a campanha single-player ambientada no mesmo universo, que deve estrear em 2026.
Fonte: PC Gamer, Cloud Imperium