Sony reajusta preços do PS5 na Europa e Reino Unido; tarifas de Trump podem ser o motivo

A Sony anunciou nesta segunda-feira (14) um aumento nos preços do PlayStation 5 em diversas regiões, incluindo Reino Unido, Europa, Austrália e Nova Zelândia. Segundo a empresa, os reajustes variam entre 10% e 15%, justificados por um “ambiente econômico desafiador”. No entanto, especialistas apontam que as novas tarifas impostas por Donald Trump podem ser a principal razão por trás da mudança.

Embora as tarifas dos EUA ainda não tenham sido implementadas para computadores, consoles como o PS5 não foram incluídos na isenção temporária. Com a maior parte da produção do console concentrada na China, os modelos importados estariam sujeitos a uma pesada taxa de 145% caso sejam comercializados nos Estados Unidos. Acredita-se que a Sony esteja aumentando os preços em outras regiões agora para equilibrar os custos globais e evitar uma elevação ainda mais drástica nos mercados americanos.
A versão digital do console foi a mais afetada Segundo informações divulgadas no PlayStation Blog, a Edição Digital do PS5 foi a que sofreu o maior reajuste. Além disso, a Sony também aumentou o preço do leitor de discos removível, que é vendido separadamente e permite que o modelo digital reproduza mídias físicas.
Confira os novos preços anunciados:
PS5 Digital Edition
€499,99 (Europa)
£429,99 (Reino Unido)
AUD $749,95 (Austrália)
NZD $859,95 (Nova Zelândia)
PS5 com leitor de Blu-ray
AUD $829,95 (Austrália)
Leitor de discos removível
€79,99 (Europa)
£69,99 (Reino Unido)
AUD $124,95 (Austrália)
NZD $139,95 (Nova Zelândia)
A Sony ainda revelou que pretende aplicar novos ajustes pontuais nos preços da região EMEA, que abrange Europa, Oriente Médio e África. A medida pode indicar uma estratégia gradual de reajuste global.
De acordo com o analista Serkan Toto, ouvido pela CNBC, é apenas uma questão de tempo até que os preços do PS5 também aumentem nos Estados Unidos. Ele acredita que este seja “o momento certo” para a Sony adotar uma nova política de preços diante do cenário internacional.
Além disso, o aumento pode ser um prenúncio de tendências para outros consoles. O analista alerta que produtos como o Nintendo Switch 2 também correm o risco de reajustes, especialmente após a suspensão das pré-vendas nos EUA devido às tarifas aplicadas ao Vietnã — país onde o Switch é fabricado.
Fonte: The Verge, PlayStation Blog