Shuhei Yoshida revela que foi forçado a mudar para o setor de indies na Sony

Shuhei Yoshida, um dos nomes mais icônicos da Sony e ex-presidente da PlayStation Studios, revelou que sua transição para liderar a iniciativa de jogos indies da empresa em 2019 não foi uma escolha totalmente voluntária. Em entrevista recente ao VentureBeat, Yoshida contou que, quando o CEO Jim Ryan propôs a mudança, ele teve que aceitar a nova função ou deixar a Sony.
"Quando Jim me pediu para fazer o trabalho indie, a escolha era fazer isso ou deixar a empresa", afirmou Yoshida. Apesar de não ter tido muita opção, ele destacou que sempre teve paixão por jogos independentes e que a oportunidade de comandar a divisão de parcerias com estúdios indies era algo que ele realmente queria fazer.
Na época da mudança, a Sony enfrentava críticas por seu suporte fraco aos desenvolvedores independentes. No entanto, Yoshida conseguiu reverter essa percepção. Ele mencionou que, em 2022, muitos estúdios indies já consideravam o PlayStation como a plataforma onde mais vendiam, superando até mesmo o PC. Isso foi um marco significativo para a empresa, que passou a ser vista como uma aliada importante para o mercado indie.
Yoshida também comentou sobre a transição da Sony de uma empresa com foco no Japão para uma organização global. Esse processo, iniciado sob a liderança de Andrew House, foi consolidado por Jim Ryan.
"Sob Jim Ryan, a organização foi reorganizada em grupos baseados em funções. Marketing global, vendas globais, third-party global, RP global. Todas as partes da empresa se tornaram globais", explicou.
Ele destacou que a sede da empresa foi centralizada nos Estados Unidos, com Jim Ryan atuando em Londres, enquanto as operações no Japão passaram a se reportar diretamente aos EUA ou à Europa.
Após 31 anos na Sony, Yoshida deixou a empresa no início deste ano. Desde então, ele tem atuado de forma independente, auxiliando estúdios indies e continuando a contribuir para o cenário de desenvolvimento de jogos. Sua trajetória na Sony, marcada por transformações e conquistas, solidificou seu legado como uma das figuras mais influentes da indústria de games.
Fonte: Venturebeat