Shawn Layden sugere que a competição entre consoles deveria focar no conteúdo, não nos teraflops

Shawn Layden sugere que a competição entre consoles deveria focar no conteúdo, não nos teraflops

Shawn Layden, ex-executivo da PlayStation, fez uma declaração que provocou debates na indústria dos games ao afirmar que a competição entre consoles deveria ser centrada no conteúdo oferecido, e não nas especificações técnicas, como teraflops e poder de processamento. Em uma entrevista recente, Layden comentou que o foco excessivo em números de performance pode desviar a atenção do que realmente importa para os jogadores: experiências de jogo envolventes e criativas.

Layden, que foi uma das figuras-chave na PlayStation durante o lançamento de sucessos como Horizon Zero Dawn e God of War, acredita que a indústria tem se concentrado demais em gráficos e poder de hardware, enquanto o verdadeiro diferencial deveria estar nos jogos e histórias oferecidas aos jogadores. Para ele, um console pode ter os melhores gráficos do mercado, mas se não tiver conteúdos exclusivos e cativantes, seu valor é limitado.

Ele também ressaltou que, ao longo da história, as grandes revoluções nos videogames vieram de inovações no design de jogos e nas maneiras de contar histórias, e não apenas de melhorias técnicas. Layden exemplificou sua visão citando o impacto de jogos icônicos, como The Last of Us e Uncharted, que conquistaram jogadores pelo mundo devido à profundidade narrativa e ao envolvimento emocional, algo que vai além de gráficos avançados.

Essa visão reflete um sentimento crescente na comunidade de jogadores, que valorizam cada vez mais experiências únicas e memoráveis em vez de pura performance técnica. Layden finalizou dizendo que acredita que a indústria pode beneficiar-se ao priorizar criatividade e diversidade de conteúdos, o que também incentivaria uma maior competitividade saudável entre as plataformas.

Fonte: GameSpot