Shawn Layden compara estratégia da Microsoft com a transição da SEGA para multiplataforma

Shawn Layden compara estratégia da Microsoft com a transição da SEGA para multiplataforma

Shawn Layden, ex-executivo da Sony, comentou sobre a recente estratégia da Microsoft de lançar seus jogos em outras plataformas, destacando que esse movimento já possui um precedente na indústria: a transição da SEGA para o mercado de software.

Durante um podcast, Layden explicou que, com os custos de desenvolvimento cada vez mais altos, é compreensível que a Microsoft busque expandir seu público ao tornar seus títulos multiplataforma. Ele relembrou o caso da SEGA, que, após abandonar o mercado de consoles, começou a portar seus exclusivos do Dreamcast para o PlayStation 2, consolidando-se como uma empresa focada em software.

"Já vimos algo assim acontecer antes. Eu estava na indústria quando a SEGA começou a portar seus antigos exclusivos do Dreamcast para o PlayStation 2. Com o tempo, a SEGA se transformou em uma empresa apenas de software. E foi uma ótima transformação. Eles estão se saindo muito bem. Então sim, há um precedente histórico", afirmou Layden.

No entanto, ele ressaltou que essa estratégia tem um lado negativo. Ao expandir sua base de consumidores, a Microsoft pode perder um dos principais incentivos para que jogadores comprem o Xbox: a exclusividade de seus títulos. Segundo Layden, a empresa precisará equilibrar o desejo de ampliar sua presença no mercado com a necessidade de manter sua plataforma relevante.

"Multiplataforma significa aumentar seu mercado disponível. Mas como você cria a vontade de compra no usuário? Você tenta fazer isso ao trazer todos para sua plataforma mostrando o que eles estão perdendo por não estar lá. Mas se está disponível em todas as plataformas, você não pode usar essa técnica de marketing."

A Microsoft ainda não confirmou até que ponto pretende levar essa abordagem, mas os rumores sobre mais títulos chegando ao PlayStation e Nintendo Switch seguem ganhando força.

Fonte: YouTube