Próximos consoles de Sony e Microsoft podem seguir modelo híbrido, diz analista

Próximos consoles de Sony e Microsoft podem seguir modelo híbrido, diz analista

Com a atual geração já avançada, as discussões sobre o futuro do PlayStation e Xbox estão ganhando força. O analista Mat Piscatella acredita que tanto a Sony quanto a Microsoft podem adotar um modelo híbrido semelhante ao Nintendo Switch para seus próximos consoles.

Consoles híbridos podem ser o futuro

Durante uma conversa recente, Piscatella afirmou que ficaria surpreso se os sucessores do PS5 e do Xbox Series X/S fossem apenas dispositivos tradicionais conectados à TV. Para ele, o crescimento dos portáteis, como Steam Deck e ASUS Rog Ally, mostra uma tendência clara para sistemas híbridos que oferecem maior flexibilidade aos jogadores.

"O portátil, acredito que essa é uma das áreas que será muito interessante de se observar nos próximos cinco anos. Esses tipos de dispositivos híbridos, a ‘Switchificação’ do mercado, já vimos acontecer com os portáteis de PC, seja o Steam Deck ou o ASUS Rog Ally. Eu ficaria muito surpreso se o próximo PlayStation e Xbox não tiverem uma abordagem semelhante."

Microsoft e Sony precisam inovar

Apesar de deixar claro que sua opinião é puramente especulativa e não baseada em informações privilegiadas, o analista destaca que a evolução tecnológica e o comportamento do mercado sugerem que os próximos consoles precisarão ser mais versáteis.

"É completamente especulativo, eu não sei nada, mas acho que é preciso olhar para o mercado híbrido, onde a tecnologia está atualmente e onde estará daqui alguns anos. Tentar trazer um produto que possui o maior alcance possível. Se farão isso ou não eu não sei, mas ficaria surpreso se tivermos uma caixa para a TV e uma versão portátil [separada]."

Piscatella também criticou a falta de inovação no hardware dos consoles atuais, apontando que as diferenças entre PlayStation e Xbox já não são tão relevantes.

Resta saber se Sony e Microsoft realmente seguirão esse caminho ou manterão o formato tradicional para seus próximos lançamentos.

Fonte: ResetEra