PlayStation realiza novas demissões após cancelamento de jogos e mudanças internas

PlayStation realiza novas demissões após cancelamento de jogos e mudanças internas

A Sony está passando por mais uma onda de demissões em seus estúdios de desenvolvimento, desta vez afetando principalmente a divisão Visual Arts, que contribuía para vários projetos do PlayStation, incluindo um jogo live service da Bend Studios. A decisão ocorre após o cancelamento de diversos títulos, muitos dos quais sequer foram anunciados ao público.

De acordo com o Kotaku, funcionários receberam avisos de que seu último dia de trabalho será na próxima sexta-feira, 7 de março. Embora o número exato de demissões ainda seja desconhecido, fontes indicam que não apenas os envolvidos nos projetos cancelados serão impactados.

O papel da divisão Visual Arts

PlayStation Visual Arts é conhecida por seu trabalho em remasterizações de sucesso, como as versões atualizadas de The Last of Us, desenvolvidas em parceria com a Naughty Dog. Em 2022, relatos sugeriam que a Sony estava construindo um novo estúdio interno para colaborar com a Visual Arts na criação de uma nova propriedade intelectual, mas o destino desse projeto permanece incerto.

Reações às demissões

Abby LeMaster, ex-gerente de projetos da PlayStation Visual Arts e atual funcionária da Riot Games, comentou as demissões em seu perfil no LinkedIn. Ela destacou que muitos dos profissionais afetados são veteranos com décadas de experiência na indústria de games, cuja expertise será difícil de substituir.

“As demissões de hoje atingiram pesado. A PSVA deixou ir embora desenvolvedores com décadas de especialidade no assunto; um talento que será extremamente difícil de recuperar. Esta indústria pode ser imprevisível, mas a habilidade, experiência e paixão das pessoas com quem trabalhei na PSVA são inegáveis”, escreveu LeMaster.

Contexto das mudanças

As demissões parecem ser resultado de uma série de fatores, incluindo o fracasso comercial de Concord, um dos jogos live service da Sony, e uma reestruturação interna que colocou Hideaki Nishino como o único CEO da divisão Interactive Entertainment. Essas mudanças levaram a uma revisão na alocação de recursos e pessoal, impactando diretamente os estúdios da empresa.

Enquanto a Sony continua a investir em jogos como serviço e títulos AAA, a incerteza sobre o futuro de alguns projetos e equipes deixa a comunidade de desenvolvedores e fãs em alerta.

Fonte: Kotaku