Phil Spencer diz que o Xbox Game Pass “não é para todo mundo” e reforça liberdade de escolha

Durante uma nova entrevista concedida à Variety, Phil Spencer, atual chefe do Xbox, voltou a comentar sobre o papel do Xbox Game Pass dentro da estratégia da marca. De forma clara e direta, Spencer afirmou que o serviço é apenas mais uma opção, destacando que ele não é feito para agradar a todos os públicos.
Segundo Spencer, a Microsoft busca oferecer diversos modelos de negócio, como jogos gratuitos, compra direta e descontos sazonais, com o Game Pass sendo apenas uma parte dessa equação. Para ele, o foco principal está em aumentar o número de jogadores e o tempo gasto nos jogos do ecossistema Xbox, seja no console, PC ou nuvem.
“Sempre vi o Game Pass como apenas mais uma opção para quem quer jogar”, explicou. “Temos vários modelos de negócio para jogadores — desde jogos gratuitos, compra direta, jogos com desconto — e o Game Pass é mais uma dessas opções.”
Ele também deixou claro que nem todos os jogadores precisam do Game Pass. Spencer exemplificou que, para pessoas que jogam um ou dois títulos por ano, é mais vantajoso comprar os jogos diretamente, o que também representa um bom negócio para a empresa.
“Se você joga um ou dois jogos por ano, o Game Pass provavelmente não é o modelo ideal pra você — faz mais sentido comprar esses dois jogos, e está tudo bem com isso.”
Além disso, Phil Spencer reforçou que o crescimento mais significativo da plataforma Xbox atualmente está no PC e na nuvem, enquanto os consoles continuam fortes, porém com crescimento mais estável. Segundo ele, o sucesso do Xbox é medido pelo aumento das horas jogadas e não pela quantidade de assinaturas do Game Pass.
“O Game Pass tem sido uma parte importante disso, mas não tento resolver tudo pensando apenas no Game Pass isoladamente. Ele é parte da equação para que o Xbox continue encontrando novos jogadores.”
As declarações mostram uma abordagem mais equilibrada da Microsoft quanto ao seu serviço de assinatura, focando menos na exclusividade do modelo e mais na liberdade de escolha dos jogadores.
Fonte: Variety