People Can Fly cancela projeto "Victoria" e demite 120 funcionários

People Can Fly cancela projeto "Victoria" e demite 120 funcionários

A desenvolvedora People Can Fly, conhecida por títulos como Painkiller, Bulletstorm, Gears of War: Judgment e Outriders, anunciou mudanças significativas em sua estratégia de desenvolvimento. A empresa revelou o cancelamento do projeto "Victoria" e uma reestruturação que resultou na demissão de 120 funcionários.

Declaração oficial e motivos

Em comunicado oficial, o estúdio explicou que a decisão foi motivada por "pressões externas do mercado além de nossas previsões". O texto reforça que a suspensão do projeto e a reestruturação foram medidas necessárias para garantir a sustentabilidade da empresa.

"Estamos profundamente tristes pelo fato de que essa situação significa suspender ou nos despedir de mais de 120 talentosos funcionários [...]. O mercado de videogames ainda está em evolução, e precisamos nos ajustar ao que é realidade hoje", declarou o estúdio.

A People Can Fly enfatizou que está oferecendo suporte e assistência aos funcionários afetados pela decisão, além de reafirmar seu compromisso com os projetos que continuam em produção.

Impactos nos projetos da empresa

O cancelamento do Projeto Victoria ocorre meses após o estúdio também abandonar o desenvolvimento do Projeto Dagger, uma IP de ação e aventura em desenvolvimento há vários anos. Além disso, o Projeto Bifrost, outro título em andamento, sofreu redução de equipe.

Atualmente, o estúdio mantém o desenvolvimento do Projeto Maverick, descrito como um jogo de tiro PvP desenvolvido no Unreal Engine 5 e baseado em uma IP da Microsoft. O título possui um orçamento estimado entre 30 e 50 milhões de dólares.

Cenário desafiador para a People Can Fly

Apesar do impacto dessas decisões, a empresa afirma que continuará a trabalhar em novos contratos e focará seus esforços no desenvolvimento de um único jogo independente.

O cenário é desafiador, mas o estúdio demonstra confiança na sua equipe e na capacidade de superar os obstáculos, mantendo-se dedicado à criação de experiências inovadoras para os jogadores.

Fonte: Com