Paradox admite que jogadores estão menos tolerantes a jogos lançados com problemas

Mattias Lilja, CEO da Paradox Interactive, reconheceu que os jogadores estão cada vez menos dispostos a aceitar jogos lançados com bugs e falhas, mesmo com a promessa de consertos posteriores. A declaração foi feita após o lançamento de Cities: Skylines 2, que, apesar das grandes expectativas, foi criticado por chegar ao mercado com diversos problemas de desempenho.
Segundo Lilja, a reação dos jogadores é um reflexo da maior demanda por produtos de qualidade já no lançamento. Em vez de confiar em correções futuras, os consumidores estão se tornando menos pacientes com títulos que precisam de múltiplas atualizações para atingir seu potencial completo. Esse sentimento se intensifica, especialmente em uma era onde os jogadores possuem uma variedade maior de jogos para escolher e avaliam rigorosamente a experiência desde o primeiro momento.
"Também se baseia no fato de que nós, com toda a transparência, vemos que os fãs agora, com um orçamento apertado para jogos, têm expectativas maiores e estão menos dispostos a esperar que você conserte as coisas ao longo do tempo. Essa é a nossa opinião. O espaço dos jogos sempre foi o tipo de ambiente em que o vencedor leva tudo. Alguns jogos atraem a maioria dos jogadores, e a maioria dos jogos é descartada muito rapidamente, e isso é ainda mais notável agora, [durante] talvez os últimos dois anos. As pessoas devem ter altas expectativas. É só que, para garantir, devemos ter certeza de que verificamos tudo duas vezes. Alguns dos problemas, eu diria, que tivemos em Cities 2, foram alguns problemas que realmente não tínhamos entendido completamente, e isso é totalmente nossa responsabilidade."Sobre os problemas do lançamento de Cities: Skylines 2, o CEO afirma que estavam cientes dos problemas de otimização, mas acabaram subestimando o quão ruim seria a reação dos jogadores.
"Estávamos cientes de que o desempenho não era ótimo, mas subestimamos como ele seria percebido pelos jogadores - quão séria seria a percepção do jogador. Então, acho que um aprendizado com o Cities 2 é que se pudéssemos ter trazido jogadores para experimentá-lo em uma escala maior, isso teria ajudado. No futuro, precisamos ter essa comunicação com os jogadores, e bem cedo, se possível."A Paradox Interactive não é a única empresa a enfrentar esse desafio, mas o lançamento de Cities: Skylines 2 destaca a crescente pressão sobre os desenvolvedores para entregar produtos polidos e jogáveis desde o início.