O Diablo IV que ninguém nunca viu

O Diablo IV que ninguém nunca viu

Em 2014, a equipe da Blizzard começou a trabalhar em uma sequência de Diablo III com o codinome Hades, que nunca foi lançada. Esta semana, a Blizzard lançou Diablo IV: Vessel of Hatred, uma expansão para o popular RPG de ação, mas o caminho até esse lançamento envolveu muitos desafios.

Diablo IV teve um enorme sucesso desde seu lançamento, arrecadando mais de US$ 666 milhões em sua primeira semana. No entanto, antes de alcançar esse sucesso, o desenvolvimento do jogo enfrentou problemas e projetos cancelados. Entre eles, o projeto Hades, que foi radicalmente diferente de tudo o que os fãs conheciam da série.

Após o lançamento da primeira expansão de Diablo III, Reaper of Souls, a equipe esperava seguir o modelo de StarCraft II, que teve uma base sólida com expansões adicionais. No entanto, a Blizzard decidiu que Diablo III não receberia uma segunda expansão. Essa decisão foi devastadora para a equipe, que já estava pensando em novas ideias. Apesar do sucesso de vendas de Diablo III, executivos da Blizzard o consideravam um "fracasso" por não gerar receita a longo prazo, já que os jogadores compravam o jogo apenas uma vez, e o custo de manter a equipe era alto.

O projeto Hades pretendia inovar a franquia com uma nova câmera sobre o ombro, combate inspirado na série Batman: Arkham e o conceito de permadeath (morte permanente do personagem). No entanto, o desenvolvimento encontrou muitos obstáculos, como dificuldades em adaptar o combate cooperativo e mecânicas de tempo para múltiplos jogadores. A equipe questionava se ainda estava criando um jogo de Diablo, já que tudo parecia diferente do original, exceto pela ambientação sombria.

Com a saída de Josh Mosqueira, o diretor de Reaper of Souls e Hades, o projeto perdeu força e foi eventualmente cancelado. A Blizzard, sem um diretor para Diablo IV, optou por lançar novos conteúdos para Diablo III, incluindo a classe Necromancer. Mesmo com a adição, foi criticado por ser caro para o conteúdo oferecido. Morhaime, então CEO da Blizzard, mais tarde admitiu que cancelar a segunda expansão de Diablo III antes do lançamento de Reaper of Souls foi um erro tático.

Esse período conturbado para a franquia Diablo levou ao longo hiato entre Diablo III e Diablo IV. Mesmo sem nunca ter sido anunciado publicamente, o cancelamento de Hades deixou fãs se perguntando por anos por que a série havia ficado em silêncio por tanto tempo.

Fonte: Wired