Novos planos de hardware da Xbox começam com um portátil para jogos ainda este ano, com consoles de próxima geração previstos para 2027

Novos planos de hardware da Xbox começam com um portátil para jogos ainda este ano, com consoles de próxima geração previstos para 2027

A geração do Xbox Series X|S tem sido um tanto peculiar. As vendas de hardware de consoles da Microsoft têm caído trimestre após trimestre há algum tempo, mas a base de usuários ativos mensais da Xbox tem disparado — graças à aquisição da Activision-Blizzard. Com jogos móveis como Diablo ImmortalCandy Crush Saga e Hearthstone, além de títulos principais como Call of DutyWorld of Warcraft e Overwatch, o futuro da Microsoft no mundo dos jogos está praticamente garantido. O que tem sido menos claro são os planos da Xbox para hardware.

A Microsoft tem levado seus jogos exclusivos de console, como Forza Horizon 5, para o PlayStation para aumentar a rentabilidade de seu negócio. A curto prazo, atender os usuários onde eles estão é muito mais econômico do que o que a Microsoft precisaria gastar para adquirir novos usuários de consoles Xbox.

No entanto, essa estratégia tem sido questionada pelos possíveis danos de longo prazo que pode causar ao hardware dos consoles Xbox. Aparentemente, a Microsoft está determinada a continuar atendendo seu público tradicional de consoles Xbox com novos hardwares, e, nos últimos meses, tenho trabalhado para descobrir exatamente como isso pode ser. Aqui está o que descobri.

Um portátil da Xbox ainda em 2025

Primeiro, a Microsoft está trabalhando com uma OEM de PCs para jogos (pense em ASUS, Lenovo, MSI, Razer, etc.) em um portátil para jogos com a marca Xbox, surpreendentemente previsto para o final de 2025, se os planos forem cumpridos. Com o codinome "Keenan", este portátil terá uma aparência inconfundivelmente "Xbox", completa com um botão guia oficial da Xbox e sensibilidade de design da marca. Como se trata de um dispositivo de parceiro, semelhante à parceria da Lenovo com a Valve para o SteamOS, espero que este portátil seja mais orientado para PC. O Keenan quase certamente rodará o Windows completo, colocando a Microsoft Store e o PC Game Pass em destaque, além da capacidade de instalar plataformas como a Steam.

Este dispositivo provavelmente servirá, pelo menos em parte, como uma experiência de pesquisa para a Microsoft. Espero que o portátil teste novas capacidades do Windows 11 voltadas para dispositivos, enquanto reduz o bloatware típico de terceiros, como no Lenovo Legion Go e no ASUS ROG Ally. A Microsoft provavelmente usará widgets na Xbox Game Bar no PC para controlar coisas como TDP e velocidade das ventoinhas, enquanto oferece uma experiência de sistema operacional mais simplificada para uso com controle. Claro, as OEMs de PC existentes também se beneficiarão desses esforços — mas a pesquisa também ajudará nos planos futuros da Microsoft.

Consoles de próxima geração em 2027

De fato, nossas fontes também indicam que o sucessor interno da plataforma Xbox Series X|S foi totalmente aprovado, chegando até o CEO Satya Nadella. Por enquanto, entendo que os planos de hardware de próxima geração da Microsoft incluem um sucessor premium ao poderoso Xbox Series X, além de seu próprio portátil para jogos e várias novas opções de controle. Provisoriamente, esses novos dispositivos de console estão previstos para 2027.

Parece que os consoles de próxima geração da Xbox estarão mais próximos do Windows do que nunca, reduzindo o trabalho que os desenvolvedores precisam fazer ao portar jogos de PC. Entendo que eles continuarão a oferecer compatibilidade com jogos antigos da Xbox, no entanto. A presidente da Xbox, Sarah Bond, anunciou anteriormente uma equipe de projeto especificamente projetada para promover a compatibilidade com versões anteriores e futuras dos jogos existentes da Xbox. O líder da Xbox, Phil Spencer, também sugeriu em entrevistas anteriores o desejo de suportar lojas de terceiros no hardware da Xbox, incluindo plataformas como a Epic Game StoreGOGitch.io e até mesmo a Steam. Há todos os motivos para presumir que a IA terá um papel a desempenhar na próxima geração, assim como as capacidades de nuvem da Xbox. Os novos controles da Microsoft têm conectividade direta com a nuvem, de acordo com o que me disseram, e permitem que os jogadores os alternem entre diferentes dispositivos de forma mais inteligente.

Claro, há muitos problemas logísticos a serem superados em relação a alguns desses planos. Lembre-se sempre de que os planos podem mudar entre agora e 2027. Considere isso uma prévia do que pode acontecer, enquanto aguardamos revelações oficiais da própria Microsoft.

Um futuro multiplataforma para a Xbox

O futuro multiplataforma da Xbox gira em torno de atender os jogadores exatamente onde eles estão, independentemente do dispositivo, geografia ou estilo de jogo. A aquisição da Activision-Blizzard acelerou essa visão, consolidando a Microsoft como uma empresa de jogos no futuro previsível. A lista de próximos jogos da Xbox da Microsoft está mais forte do que nunca, e as possibilidades de integração entre Game PassBattle.net, nuvem e jogos móveis da Microsoft também oferecem um potencial tentador.

No entanto, a estratégia da Microsoft tem despriorizado seu próprio público de consoles Xbox como o principal vetor de crescimento, o que tem colocado pressão sobre a marca. Já argumentei em editoriais anteriores que a Microsoft precisa trazer seu público central junto para a jornada, em vez de deixá-lo para trás, e seus planos de hardware parecem estar fazendo exatamente isso.

Ao vincular a Xbox ao Windows, a Microsoft pode se livrar da necessidade de construir um sistema completamente alinhado com o PlayStation em termos de recursos e poder. A Microsoft poderia potencialmente mirar em uma caixa mais poderosa, mais alinhada com PCs de alta gama, dando aos desenvolvedores mais facilidade para otimizar suas versões de PC Windows especificamente para o próximo console Xbox.

Graças ao Xbox Series S, a Microsoft já tem uma grande quantidade de jogos que poderiam ser mais facilmente portados para um sistema do tipo portátil. A forte possibilidade de que esses sistemas futuros permaneçam compatíveis com versões anteriores garante que aqueles de nós que estão digitalmente presos ao ecossistema Xbox terão um lugar para atualizar no futuro. Os futuros jogos da Xbox provavelmente serão orientados para o Windows, esperançosamente com o "Xbox Play Anywhere" como modelo de licenciamento padrão.

Claro, ainda há muito que não sabemos e só podemos especular por enquanto. Preço, especificações, recursos, suporte de desenvolvedores e muito mais — são temas para um relatório futuro.