Microsoft adia planos para portátil Xbox próprio e foca em parcerias com fabricantes

Microsoft adia planos para portátil Xbox próprio e foca em parcerias com fabricantes

Após meses de rumores sugerindo que a Microsoft estaria desenvolvendo um console portátil Xbox para ser lançado em 2027, os planos da empresa mudaram. De acordo com uma reportagem publicada pelo Windows Central, a companhia decidiu adiar indefinidamente o projeto, embora ainda o considere relevante para o futuro da marca.

O foco atual da divisão Xbox é fortalecer colaborações com fabricantes parceiras, como a ASUS, que vem liderando o segmento com dispositivos como o ROG Ally. A expectativa é de que novos modelos, incluindo o ROG Ally 2, cheguem ao mercado em breve, com versões personalizadas pela Microsoft — ainda que sem o selo direto da marca Xbox.

Segundo as informações, a empresa não descartou totalmente a criação de um hardware portátil próprio, mas não há previsão concreta de retomada do projeto. Por ora, os chamados “Xbox portáteis” continuarão existindo, mas por meio de parcerias comerciais em vez de uma iniciativa interna.

Windows 11 ainda é obstáculo para dispositivos móveis

Um dos principais motivos para o adiamento do console portátil é o próprio Windows 11, que apesar de ser compatível com muitos jogos e ferramentas, ainda não oferece a experiência ideal em ambientes móveis. A Microsoft reconhece que o sistema precisa de melhorias significativas para rodar bem em dispositivos com restrições energéticas e térmicas, típicas de PCs portáteis.

Nesse contexto, produtos como o ROG Ally 2 personalizado (conhecido internamente como Project Kennan) se tornam verdadeiros campos de testes para a empresa. O aparelho, que usará uma APU AMD Z2 Extreme, já teve seu hardware finalizado e será acompanhado de uma versão padrão, sem elementos visuais ligados à Microsoft nem o tradicional botão do Xbox.

Concorrência com SteamOS deve se intensificar

Enquanto a Microsoft segura seu projeto, a concorrência no setor de portáteis para games está crescendo, especialmente com o avanço do SteamOS da Valve. Antes exclusivo do Steam Deck, o sistema agora pode ser encontrado em aparelhos como o Legion Go S, da Lenovo, e traz vantagens como maior otimização para jogos e menor custo de licenciamento em comparação ao Windows.

Apesar disso, a Microsoft segue com um trunfo importante: seu ecossistema de jogos em nuvem, que pode ser acessado a partir de uma ampla variedade de dispositivos. Segundo o Windows Central, a empresa está desenvolvendo uma nova geração de sua plataforma de cloud gaming, que pretende rivalizar com soluções como o GeForce Now, da NVIDIA, inclusive em termos de latência.

A nova fase deve incluir melhorias em performance e estabilidade, visando resolver problemas como as longas filas de espera enfrentadas por usuários nos últimos meses.

Fonte: Windows Central