Microsoft acusa Apple de bloquear lançamento da loja Xbox mobile no iOS

Microsoft acusa Apple de bloquear lançamento da loja Xbox mobile no iOS

A Microsoft revelou que teve seus planos para lançar uma loja Xbox mobile no iOS barrados pelas políticas restritivas da Apple. A acusação foi feita por meio de um documento oficial entregue à Justiça dos Estados Unidos, no qual a empresa também expressa apoio à Epic Games na disputa legal contra as regras da App Store.

Segundo a Microsoft, o planejamento para o lançamento da loja começou ainda em 2024, com a proposta de permitir que usuários pudessem comprar e jogar títulos diretamente em seus iPhones. No entanto, as restrições impostas pela Apple, incluindo regras conhecidas como anti-steering (que proíbem empresas de informar os usuários sobre métodos alternativos de pagamento), inviabilizaram a ideia. A empresa argumenta que essas políticas não só impedem a concorrência, como também aumentam os custos de operação para desenvolvedores no ecossistema da Apple.

No documento judicial, a Microsoft destaca que a recente decisão que permitiu à Epic Games incluir links para formas de pagamento externas dentro dos apps deveria ter viabilizado o lançamento da loja Xbox. Contudo, mesmo com a autorização judicial, a Apple estaria bloqueando qualquer alternativa que possa driblar as taxas da App Store. A gigante de Redmond ressalta que pretendia utilizar links externos para oferecer compra e uso de itens digitais diretamente em jogos no iPhone, mas afirma que até isso foi restringido.

“A Apple criou um ambiente em que desenvolvedores não conseguem sequer informar seus usuários sobre formas alternativas de pagamento. Isso impede inovações como a loja Xbox mobile”, reforça o texto da Microsoft entregue à Justiça.

A empresa também critica o fato de que, atualmente, a experiência de jogo na nuvem no iOS só é possível via navegador, já que o app oficial do Xbox não tem suporte nativo ao Cloud Gaming. A Microsoft defende que seu aplicativo deveria permitir tanto a compra quanto o uso dos jogos diretamente, algo que a Apple também impede.

Por fim, a Microsoft alertou que, caso a Apple vença o processo judicial, poderá facilmente reverter as mudanças implementadas até aqui. Apesar disso, a companhia reafirmou que possui expertise em distribuição de aplicativos e que está disposta a adaptar suas soluções, caso novas diretrizes entrem em vigor.

Fonte: The Verge