Larian explica ausência de DLCs em Baldur’s Gate 3: “Eles são chatos”

Larian explica ausência de DLCs em Baldur’s Gate 3: “Eles são chatos”

Lançado em setembro de 2023, Baldur’s Gate 3 conquistou o público ao entregar uma experiência imersiva, com liberdade narrativa e conteúdo de alta qualidade. Diferente de muitos jogos modernos, o título da Larian Studios nunca recebeu DLCs pagos, optando por atualizações gratuitas que expandem e refinam o conteúdo original. Segundo a desenvolvedora, isso se deve a uma escolha criativa e, sobretudo, emocional.

Em entrevista ao site GameSpot, o CEO da Larian Studios e diretor do jogo, Swen Vincke, revelou que o estúdio deliberadamente evitou a produção de conteúdos adicionais pagos por acreditar que esse tipo de trabalho “é chato”. Ele explicou que, apesar da pressão da indústria, a decisão de não seguir esse modelo veio da busca por satisfação pessoal e criatividade entre os desenvolvedores.

“Quero dizer, jogadores felizes, negócios felizes, mas você também precisa ter um desenvolvedor feliz para ter um jogador feliz”, afirmou Vincke. “O que estamos fazendo agora deixa os desenvolvedores muito mais felizes”, completou o diretor, reiterando o compromisso da Larian com a integridade criativa e a experiência do jogador.

Apesar da postura firme, o estúdio chegou a considerar a possibilidade de lançar DLCs. De acordo com Vincke, diversos argumentos comerciais foram colocados à mesa após o enorme sucesso do RPG. “Ouvimos que era isso que deveríamos fazer, você sabe: jogo imenso, grande sucesso e você vai fazer DLC isso, DLC aqui, e DLC ali, o dinheiro vai formar pilhas! Você pensa ‘sim, vamos fazer alguns DLCs’, mas então, no momento que tivemos algum tempo para pensar, você percebe ‘o que estamos fazendo?’”, revelou.

Desde o lançamento do Patch 8, a Larian confirmou que está voltando suas atenções para o futuro e já iniciou o desenvolvimento de dois novos projetos em paralelo. Embora os detalhes ainda não tenham sido divulgados, a empresa deixou claro que segue comprometida com a inovação e não está presa a fórmulas de sucesso repetitivas.

A ausência de DLCs pagos em Baldur’s Gate 3 se mostra, portanto, não como uma falta de oportunidade, mas como uma decisão consciente de preservar a essência criativa do estúdio — algo que muitos jogadores passaram a valorizar profundamente.

Fonte: PC Gamer