Lançamentos day-one no Xbox Game Pass impactam vendas diretas, aponta estudo

Lançamentos day-one no Xbox Game Pass impactam vendas diretas, aponta estudo

O debate sobre a influência do Xbox Game Pass nas vendas de jogos ganhou novo fôlego com um artigo recente da Alinea Analytics. A empresa de análises destacou que a estratégia de lançamentos day-one no serviço de assinatura pode, de fato, canibalizar as vendas premium, principalmente no ecossistema Xbox.

A discussão voltou à tona após a observação de que Indiana Jones and the Great Circle apresentou desempenho superior em vendas no PlayStation 5 e no Steam, em comparação ao Xbox. A análise indica que, quando um título é disponibilizado no Game Pass no mesmo dia de seu lançamento, muitos jogadores optam por jogá-lo via assinatura em vez de comprá-lo, o que acaba reduzindo o número de vendas diretas.

Em suas palavras, a Alinea Analytics afirmou:

"Lançamentos day-one no Game Pass Ultimate naturalmente canibalizam as vendas premium. Embora isso também seja verdade para o Game Pass de PC — que também sofreu um pouco de canibalização — velhos hábitos custam a morrer." O estudo aponta que o impacto é mais expressivo no console Xbox, devido à maior concentração de assinantes do Game Pass nessa plataforma.

Já no PC, o cenário é diferente. Apesar da existência do Game Pass para computadores, muitos jogadores ainda preferem adquirir jogos no Steam, mesmo pagando o preço cheio de US$ 70 (cerca de R$ 350), o que torna a canibalização menos acentuada. Como exemplo, Indiana Jones and the Great Circle superou a marca de 310 mil cópias vendidas no Steam, gerando uma receita bruta estimada em US$ 17,5 milhões.

A análise reforça que, enquanto o Game Pass oferece vantagens de acesso imediato para jogadores, também traz desafios para a maximização das vendas unitárias, especialmente em plataformas onde a adesão ao serviço é mais forte.

Fonte: Alinea Analytics