Lançamento de Cities: Skylines 2 para consoles é adiado devido a "limitações de hardware"

Lançamento de Cities: Skylines 2 para consoles é adiado devido a "limitações de hardware"

Desde seu lançamento para PC, Cities: Skylines 2 ganhou notoriedade tanto por sua proposta ambiciosa quanto por problemas de otimização. Apesar de constantes atualizações terem melhorado a experiência no computador, as versões planejadas para Xbox Series X|S e PlayStation 5 seguem sem data de estreia, com a desenvolvedora Colossal Order apontando "limitações de hardware" como principal barreira.

Problemas técnicos nos consoles

Inicialmente programadas para outubro de 2023, as versões para consoles enfrentam desafios que vão além da otimização usual. Segundo o estúdio, problemas envolvendo simulação (CPU) e gráficos (GPU) se tornam evidentes em certas situações, resultando em quedas de taxa de quadros e sobrecargas de memória.

"Essas questões são particularmente desafiadoras devido às limitações de hardware dos consoles", explicou a Colossal Order em comunicado.

Perdas de qualidade: um caminho rejeitado

Embora a equipe tenha conseguido melhorar o desempenho reduzindo substancialmente a qualidade visual, eles afirmam que esse não é um caminho aceitável. "Nossa primeira tarefa é deixar a qualidade visual em um ‘nível aceitável’. Só então nos concentraremos em otimizações de simulação e memória", garantiu o estúdio.

Essa abordagem visa garantir que a experiência nos consoles esteja à altura da proposta original do jogo, sem sacrificar elementos-chave que o tornaram popular.

Estreia pode acontecer somente em 2025

Dado o cenário atual, a Colossal Order afirmou que não se sente confortável em anunciar uma data de lançamento para os consoles até que as melhorias estejam concluídas. Isso pode significar que Cities: Skylines 2 só chegue ao PlayStation 5 e Xbox Series X|S em 2025, frustrando jogadores que esperavam o game ainda este ano.

Apesar dos atrasos, o estúdio reiterou que essa é uma de suas prioridades e que está comprometido em oferecer uma experiência de alta qualidade em todas as plataformas.

Fonte: Eurogamer