Kojima compartilha ideias de jogos que "ninguém iria comprar"

Kojima compartilha ideias de jogos que "ninguém iria comprar"

Conhecido por sua abordagem ousada e excêntrica no desenvolvimento de jogos, Hideo Kojima voltou a surpreender os fãs ao revelar três ideias inusitadas que, segundo ele próprio, dificilmente teriam apelo comercial. Durante uma entrevista recente, o criador de Metal Gear Solid e Death Stranding comentou sobre projetos que surgiram em sua mente, mas que provavelmente jamais se tornarão realidade.

A primeira proposta seria um jogo em que o jogador acompanha toda a vida de um personagem, desde o nascimento até a velhice. A mecânica central seria o impacto do envelhecimento progressivo no gameplay. Nas palavras de Kojima:

“Começa com o nascimento do jogador, você é uma criança e, gradualmente, com o tempo, se torna um adulto. No jogo, você luta contra vários inimigos. Como o [The End, de MGS3], se você continuar jogando, se tornará um homem de 70 ou 80 anos. No entanto, nessa idade, você estará mais fraco e sua visão piorará. Quando for adolescente, conseguirá correr mais rápido, mas aos 60 anos, diminuirá um pouco o ritmo.”

Outra ideia igualmente incomum envolveria a perda gradual de memória. Nesse jogo, se o jogador passasse muito tempo sem jogar, o personagem esqueceria funções básicas como se mover ou atirar. Isso criaria um senso de urgência:

“Os jogadores teriam que tirar uma semana de folga do trabalho ou da escola para jogar”, disse, em tom de brincadeira.

Por fim, o criador mencionou um projeto mais voltado à simulação, onde o foco seria o gerenciamento de alimentos envelhecidos, como queijos e vinhos. Os jogadores teriam que acompanhar todo o processo de produção, realizando visitas regulares ao jogo para evitar falhas e perdas na cadeia de fabricação.

Apesar de soar inusitadas, essas ideias reforçam o espírito experimental que sempre marcou os trabalhos de Kojima. Ainda que nunca cheguem a ver a luz do dia, elas demonstram como o diretor continua disposto a explorar os limites do que pode ou não ser um videogame — algo que já ficou evidente em Death Stranding, título divisivo, mas ousado, que mistura entrega de cargas com um forte componente narrativo e social.

Por enquanto, o foco de Hideo Kojima está em Death Stranding 2: On the Beach, previsto para 2025, e em OD, projeto exclusivo para Xbox ainda cercado de mistério.

Fonte: PC Gamer