Jogador de Minecraft cria computador funcional de 32 bits e 2 KB de RAM no jogo

Jogador de Minecraft cria computador funcional de 32 bits e 2 KB de RAM no jogo

Desde seu lançamento em 2009, Minecraft tem sido um verdadeiro laboratório criativo para os jogadores, possibilitando a construção de projetos incríveis. Um desses exemplos é o trabalho de Ryan Boulds, um estudante recém-formado em ciência da computação, que conseguiu construir um computador funcional dentro do jogo usando Redstone.

Em entrevista ao PC Gamer, Boulds explicou que iniciou o projeto no ano passado apenas por diversão e se surpreendeu com a recepção positiva da comunidade ao compartilhar um protótipo no TikTok. O computador virtual foi totalmente projetado para operar dentro do Minecraft e conta com 16 registradores de 32 bits, além de exibir números convertidos em uma tela criada com blocos.

Atualmente, o sistema já consegue executar códigos básicos, incluindo a Sequência de Fibonacci. Com 2 KB de RAM, ele tem capacidade para rodar pequenos programas, embora, segundo Boulds, ainda não seja suficiente para rodar Doom, o clássico jogo que já foi testado nos dispositivos mais inusitados, como calculadoras e até testes de gravidez.

"Atualmente, ele pode executar código de máquina quando inserido linha por linha, mas espero que um dia eu consiga fazê-lo rodar tudo de forma automatizada", comentou Boulds.

Apesar da complexidade do projeto, ele afirma que segue encarando o trabalho como um hobby. "Eu gosto de criar conteúdos com mérito educacional, mostrando conceitos de matemática, engenharia elétrica e ciência da computação de forma divertida e envolvente", concluiu.

Fonte: PC Gamer