Groove Estúdio da GTA Trilogy Critica Remoção dos Créditos em Nova Atualização

A Groove Street Games, desenvolvedora responsável pelas versões remasterizadas da GTA Trilogy: The Definitive Edition, criticou publicamente a Rockstar Games pela remoção de seu logotipo dos créditos do jogo. A mudança ocorreu na última atualização da trilogia, que trouxe várias correções de bugs e um novo sistema de iluminação, mas excluiu o destaque visual dado ao estúdio nos créditos finais.
Embora os nomes dos funcionários da Groove Street Games ainda apareçam nos créditos, o logotipo da empresa deixou de ser o primeiro elemento exibido na tela de encerramento. Em resposta, o CEO da desenvolvedora, Thomas Williamson, expressou sua insatisfação em sua conta no X (antigo Twitter), chamando a decisão de um “movimento babaca” e afirmando que a alteração não faz justiça ao trabalho feito pela equipe.
Speaking entire hypothetically: It's a dick move to remove primary developers from credits in an update, especially when an update includes hundreds of fixes that were provided by those developers that stayed out of players' hands for years.
— Thomas Williamson (@TSWilliamson) November 14, 2024
“Falando de forma inteiramente hipotética: é um movimento babaca remover os desenvolvedores principais dos créditos em uma atualização, especialmente quando ela inclui centenas de consertos que foram oferecidos por esses desenvolvedores e que ficaram longe das mãos de jogadores por anos”, afirmou Thomas Williamson.
Relação Conturbada e Passado Problemático da GTA Trilogy
A declaração de Williamson parece reforçar a especulação sobre um relacionamento difícil entre a Groove Street Games e a Rockstar. Lançada em 2021, GTA Trilogy: The Definitive Edition recebeu críticas pesadas por conta de uma série de bugs e problemas visuais que não estavam presentes nas versões originais. A remasterização foi acusada de não atender ao nível de qualidade esperado, com problemas que incluíam gráficos mal otimizados e a impossibilidade de visualizar ambientes adequadamente em dias de chuva em GTA San Andreas.
Correções Recentes Melhoram o Jogo, mas Marcam um Processo Lento
Embora a trilogia tenha passado por diversas atualizações que corrigiram muitas falhas, várias dessas melhorias demoraram para chegar e, inicialmente, ficaram disponíveis apenas para a versão mobile. Apesar dos problemas, a coleção superou as expectativas de vendas, registrando mais de 10 milhões de cópias vendidas em seu lançamento, mesmo com a Rockstar reconhecendo publicamente a recepção negativa.
Essa situação reflete uma relação tensa entre a Rockstar e a Groove Street Games, com a ausência do logotipo do estúdio nos créditos servindo como um exemplo recente das dificuldades que podem ter ocorrido durante o desenvolvimento e manutenção do título.
Fonte: VGC