Greve de dubladores em games é suspensa após quase um ano de paralisação

Greve de dubladores em games é suspensa após quase um ano de paralisação

Após mais de um ano de impasse, o sindicato norte-americano SAG-AFTRA anunciou nesta quarta-feira (12) a suspensão da greve que afetava a indústria de games desde 2024. A paralisação envolvia principalmente dubladores e atores de captura de movimento, que exigiam novas regras para proteger seus direitos frente ao avanço de tecnologias baseadas em inteligência artificial.

SAG-AFTRA Video Game Strike suspended at noon PT today. All SAG-AFTRA members are instructed to return to work on productions under the IMA, including work promoting or publicizing projects produced under the IMA. READ MORE: www.sagaftra.org/sag-aftra-vi...

SAG-AFTRA (@sagaftra.org) 2025-06-11T18:34:37.757Z

A suspensão foi decidida após um acordo temporário entre o sindicato e grandes empresas do setor, como Activision, Electronic Arts, Epic Games, Insomniac e Warner Bros. O retorno dos profissionais ao trabalho, no entanto, será restrito a projetos que respeitem os termos do chamado Acordo de Mídias Interativas, o que inclui cláusulas em negociação há quase dois anos.

A principal exigência dos trabalhadores era o estabelecimento de limites claros para o uso de IA na replicação de vozes e imagens, evitando que estúdios reutilizassem indefinidamente a performance dos artistas sem compensações adicionais. A recusa dos estúdios em aceitar essas condições levou à greve, que paralisou dublagens, capturas de movimento e até mesmo ações promocionais em diversos jogos.

Mesmo produções com trabalhos já finalizados foram afetadas: os atores sindicalizados ficaram impedidos de participar de eventos, entrevistas e outras atividades de marketing. O impacto da greve foi sentido em diversos títulos que aguardavam datas de lançamento ou campanhas publicitárias coordenadas.

Greve pode ser retomada se acordo não for ratificado

Apesar da trégua, o SAG-AFTRA reforçou que a greve ainda não foi completamente encerrada. O acordo atual tem caráter provisório e depende da aprovação dos membros do sindicato. Uma votação está marcada para sexta-feira, 12 de junho, e apenas após esse processo será possível enviar o contrato para ratificação.

Curiosamente, os detalhes do acordo sobre IA ainda não foram divulgados publicamente. O que se sabe é que a tecnologia não será proibida, mas deverá passar a obedecer regras específicas. Espera-se que o documento final estabeleça novos tipos de pagamento, autorização prévia para uso de performances digitalizadas e proteção contra usos indevidos de voz e imagem.

A decisão do SAG-AFTRA é mais um passo importante em uma discussão que deve moldar o futuro da dublagem e da atuação digital nos games, em meio a um cenário cada vez mais dominado por ferramentas automatizadas.

Fonte: Eurogamer