Fundador da Insomniac alerta sobre orçamentos gigantes e busca por soluções

Ted Price, fundador da Insomniac Games, levantou preocupações sobre os custos cada vez mais altos de desenvolvimento de jogos, destacando que um fracasso comercial pode significar o fim de um estúdio. Em uma entrevista ao Game File, Price discutiu a necessidade de os estúdios encontrarem soluções para controlar os orçamentos, em vez de aceitar o aumento de custos como algo inevitável.
O problema dos orçamentos
Price destacou que o custo de desenvolvimento de jogos como Spider-Man 2, que teve um orçamento de US$ 315 milhões, está se tornando insustentável. Ele sugeriu que os estúdios precisam analisar profundamente os fatores que contribuem para esses custos exorbitantes:
"Antes de tudo, temos que identificar o problema claramente e perguntar: ‘Por que custa tanto para fazer um jogo? O que especificamente estamos fazendo que inflaciona o custo? É a maneira como tomamos decisões? É a maneira como configuramos nosso cronograma de produção? É o escopo de nossos jogos?'
Muitas vezes é uma resposta muito complexa, mas nós e cada estúdio de desenvolvimento precisamos — como fazemos — nos comprometer a reservar um tempo para desvendar isso, para que possamos encontrar respostas reais, em vez de apenas acenar com as mãos e dizer: ‘Vai continuar subindo’. Isso não é razoável."
A Insomniac e a Sony
Price também comentou sobre a aquisição da Insomniac pela Sony, afirmando que o estúdio finalmente se sentiu "em casa" após a parceria. Ele destacou que a decisão de focar em jogos de ação narrativos foi uma das melhores escolhas da empresa, consolidando sua reputação com títulos como Spider-Man e Ratchet & Clank.
O futuro da Insomniac
A Insomniac já explorou diversos gêneros, desde plataformas com Spyro até FPS com Resistance e GAAS com Fuse. No entanto, o estúdio parece ter encontrado seu nicho com jogos de ação focados em narrativas e super-heróis, uma área que Price acredita ser o futuro da empresa.
Conclusão
O alerta de Ted Price reflete uma preocupação crescente na indústria de games, onde os orçamentos milionários estão se tornando a norma. Encontrar soluções para controlar esses custos será essencial para garantir a sustentabilidade dos estúdios e a continuidade de franquias amadas pelos fãs.
Fonte: Mp1st