Fundador da Arkane critica impacto do MetaCritic: "Jogos seguros e chatos são incentivados"

Raphael Colantonio, fundador da Arkane Studios e responsável por títulos como Prey, apontou duras críticas ao MetaCritic, popular agregador de notas de jogos. Segundo ele, a plataforma tem moldado negativamente o mercado ao priorizar avaliações técnicas impecáveis, mesmo que isso resulte em experiências menos criativas e emocionantes para os jogadores.
Impacto na indústria
Em declaração recente, Colantonio destacou que o sistema atual do MetaCritic favorece jogos polidos, mas sem grandes riscos criativos, enquanto penaliza títulos inovadores que podem apresentar falhas técnicas iniciais. Ele usou como exemplo o caso de S.T.A.L.K.E.R. 2, que, apesar de ter qualidades notáveis, foi duramente criticado devido a problemas técnicos no lançamento.
“Desde que um jogo seja polido no lançamento, você tem a garantia de uma nota 80, não importa o quão chato o jogo possa ser. Enquanto isso, S.T.A.L.K.E.R. 2 recebe 73 porque tem alguns problemas no lançamento. Isso é injusto e enganoso.”
Colantonio também destacou que jogos com potencial criativo muitas vezes ficam marcados por notas baixas, mesmo após serem corrigidos:
“Três meses depois, quando o jogo ótimo é corrigido, ele ainda tem uma pontuação ruim. Faz sentido para você?”
A pressão financeira sobre os estúdios
O ex-diretor da Arkane também mencionou as dificuldades enfrentadas por desenvolvedores, que frequentemente precisam lançar jogos antes que estejam completamente finalizados devido a restrições financeiras. Ele argumentou que a comunidade e os portais de avaliação deveriam levar em conta essas realidades.
“Os jogos são lançados devido a realidades financeiras. Se ao menos as pessoas soubessem o quão difícil é fazer jogos.”
Reflexão sobre o futuro
Colantonio sugere que avaliações deveriam ser revisadas após os jogos receberem correções e melhorias, permitindo que títulos inovadores sejam valorizados pela essência da experiência, e não apenas pela ausência de falhas no lançamento.
A discussão levanta um ponto importante sobre o papel da crítica na modelagem da indústria e como plataformas como o MetaCritic podem influenciar as decisões criativas de desenvolvedores ao redor do mundo.
Fonte: Com