Ex-dev revela detalhes do desenvolvimento de Starfield: Mais violência e gore estavam nos planos iniciais

Em uma entrevista ao podcast Kiwi Talkz, Dennis Mejillones, ex-artista sênior da Bethesda, revelou curiosidades sobre o desenvolvimento de Starfield. Segundo ele, o jogo foi originalmente planejado para incluir cenas de violência gráfica em um nível semelhante ao de Fallout 4, com decapitações e efeitos gore detalhados.
No entanto, a ideia foi descartada devido a desafios técnicos e à incompatibilidade com o tom geral do jogo. Mejillones explicou que elementos como trajes espaciais e capacetes complicaram a implementação desse tipo de violência:
“Isso tem muitas implicações com os diferentes trajes. De uma perspectiva técnica, há muita coisa que tem que acontecer, se você tem que cortar o capacete de uma certa maneira, e ele tem que sair, e você tem que ter ‘tampas de carne’ para as partes expostas”, explicou.
Starfield e o afastamento do tom gore
O ex-desenvolvedor destacou que, embora o gore seja uma marca registrada de Fallout—usado até mesmo como um elemento humorístico—, ele não se encaixaria no tom mais realista e inspirado em ficções como Star Trek e The Expanse que Starfield buscava alcançar.
“Fallout é muito estilizado nesse sentido. [...] É parte do humor irônico. Aquele [perk] Bloody Mess é para fazer você se divertir explodindo alguém em gosma, mas Starfield tinha outra proposta.”
Por outro lado, Mejillones ressaltou os avanços na criação de personagens durante o desenvolvimento do jogo. Ele mencionou que a equipe conseguiu implementar ferramentas mais detalhadas, permitindo maior personalização, como ajustes no tamanho e formato do corpo dos personagens.
Lançado em setembro de 2023, Starfield recebeu elogios pela profundidade de seu universo e mecânicas detalhadas, mas o público nunca viu a versão mais sangrenta que foi cogitada nos estágios iniciais de desenvolvimento.
Fonte: VGC