Estúdio de Palworld rejeita rótulo de "Pokémon com armas"

Apesar da enorme popularidade conquistada desde seu anúncio, o game Palworld ainda carrega um apelido que incomoda seus criadores: o de ser o “Pokémon com armas”. A comparação viral ajudou a colocar o título da Pocketpair sob os holofotes, mas a equipe por trás do jogo não gosta nem um pouco da associação direta com a icônica franquia da Nintendo.
Durante uma entrevista concedida à IGN, John Buckley, diretor de comunicações e gerente de publicações da Pocketpair, explicou que o jogo foi originalmente revelado em 2021 em um evento indie no Japão. O título logo despertou atenção por sua proposta diferenciada e pela recepção positiva do público local. Porém, quando a imprensa ocidental passou a divulgar o jogo, as comparações com uma “certa franquia com armas” começaram a surgir, tomando proporções globais.
Buckley destacou que, desde então, o estúdio tentou de todas as formas "desfazer essa imagem", mas admite que a marca dessa comparação persiste até hoje, mesmo após o lançamento e evolução do jogo.
O diretor ainda revelou que Palworld teve como grande inspiração o game Ark: Survival Evolved, especialmente no que diz respeito à coleta de recursos, exploração e sobrevivência. A principal diferença foi a substituição dos dinossauros por criaturas mais carismáticas e mecânicas de automação para tornar a experiência mais acessível e única.
Apesar de admitir que o título de “Pokémon com armas” foi útil para a popularização do jogo, Buckley faz questão de pontuar:
"Se pessoas querem dizer que o nosso jogo é igual a certa franquia com armas, tudo bem. A única coisa que nos incomoda é o pessoal que realmente acredita que o jogo é somente isso."
Com esse posicionamento, a Pocketpair busca consolidar a identidade de Palworld como algo mais do que apenas uma paródia ou cópia, destacando seu próprio DNA criativo e mecânicas originais que vão muito além das comparações superficiais.
Fonte: IGN