"Era impossível atender às expectativas dos fãs", diz diretor de Dragon Age: Veilguard

Após uma década de espera, o lançamento de Dragon Age: Veilguard trouxe reações polarizadas, algo que a própria BioWare já previa. Em entrevista, o diretor criativo John Epler comentou sobre a difícil tarefa de corresponder ao imaginário dos fãs, que passaram anos especulando sobre como seria o aguardado novo capítulo da franquia.
Expectativas inalcançáveis e identidade única
Para Epler, os 10 anos desde o último jogo da série geraram expectativas impossíveis de alcançar. Segundo ele, Veilguard não tentou agradar a todos, mas focou em ser fiel à sua própria identidade:
"Faz uma década desde o último Dragon Age, e muitas pessoas passaram esse tempo imaginando várias versões do que esse jogo seria. A realidade é que, não importa o que lançássemos, nunca se igualaria ao 'Dragon Age 4' na mente e imaginação das pessoas. [...] Este jogo sabe o que quer ser. Ele não está tentando ser tudo para todos, e essa postura naturalmente gera reações mais polarizadas."
Recepção dividida: uma marca da franquia
A diretora do jogo, Corinne Busche, reforçou que a recepção mista já é um padrão na trajetória de Dragon Age. Ela destacou que até mesmo o aclamado Origins enfrentou críticas em seu lançamento:
"Essa reação não é nova. Até Origins, que hoje é reverenciado, enfrentou comparações com outros RPGs da época, como Neverwinter Nights. Dragon Age sempre se reinventou a cada título, e isso é tanto um desafio quanto uma oportunidade."
Apesar das críticas, Busche afirmou estar satisfeita com o desempenho do jogo. No entanto, evitou entrar em detalhes sobre as vendas, citando que, assim como Inquisition, os números podem levar tempo para atingir seu total potencial.
Dragon Age: Veilguard e sua posição no mercado
Com Veilguard, a BioWare arriscou em uma abordagem que prioriza a singularidade do título, sabendo que não agradaria a todos. Ainda assim, o impacto cultural e as reações dos fãs mostram que Dragon Age continua a ser uma das franquias mais relevantes no mundo dos RPGs.
Fonte: Eurogamer