Eidos Montreal demite 75 funcionários após encerramento de projeto

A Eidos Montreal, estúdio responsável pela franquia Deus Ex, anunciou nesta terça-feira (X) a demissão de 75 funcionários. A medida ocorre após o término de um contrato de desenvolvimento específico, segundo comunicado oficial divulgado pela empresa.
Today, we informed our studio staff that we are going to let go up to 75 valuable members, as one of our mandates is coming to an end. It is not a reflection of their dedication or skills, but unfortunately, we don’t have the capacity to entirely reallocate them (cont) pic.twitter.com/uzgWiHYnP8
— Eidos-Montréal (@EidosMontreal) March 31, 2025
Em nota, o estúdio afirmou que as demissões não refletem o desempenho dos profissionais afetados:
"Hoje, informamos nossa equipe de estúdio que vamos dispensar até 75 membros valiosos, pois um de nossos mandatos está chegando ao fim. Não é um reflexo de sua dedicação ou habilidades, mas infelizmente, não temos capacidade para realocá-los inteiramente para nossos outros projetos e serviços em andamento.
Esses especialistas muito talentosos e altamente experientes entrarão no mercado de trabalho, e estamos trabalhando para apoiá-los durante essa transição. A Eidos-Montréal continua comprometida em entregar seus outros projetos, atualmente em desenvolvimento.
Esta é a segunda grande rodada de cortes no estúdio em pouco mais de um ano. Em 2023, a Eidos já havia demitido 97 funcionários, meses após a Embracer Group — conglomerado que controla o estúdio desde 2022 — cancelar um novo jogo da série Deus Ex que estava em desenvolvimento há dois anos.
Contexto da crise
- A Eidos Montreal atuava como estúdio de apoio no desenvolvimento do Fable, da Playground Games, além de trabalhar em projetos próprios não anunciados.
- A Embracer Group, dona do estúdio, já demitiu mais de 4.800 funcionários em seus diversos negócios desde 2023.
- Na última semana, a Crystal Dynamics (outra subsidiária da Embracer) cortou 17 postos de trabalho.
Próximos passos
O estúdio reiterou que mantém outros projetos em produção, mas não detalhou prazos ou escopo. A Embracer segue em processo de reestruturação após expansão acelerada nos últimos anos.