Editoras estariam repensando lançamentos no Xbox diante da nova estratégia multiplataforma da Microsoft

Editoras estariam repensando lançamentos no Xbox diante da nova estratégia multiplataforma da Microsoft

A mudança de postura da Microsoft, que tem adotado uma abordagem cada vez mais multiplataforma ao levar seus principais jogos para o PlayStation 5 e PC, estaria gerando incertezas no setor de desenvolvimento e publicação de jogos. Segundo o jornalista Christopher Dring, da GamesIndustry.biz, estúdios e editoras estariam se perguntando se ainda vale a pena lançar jogos no Xbox.

Durante uma discussão no fórum ResetEra, Dring afirmou que o Xbox não teria atualmente nenhum jogo programado para lançamento exclusivo em 2024. Em suas palavras:

“Não acho que haja um jogo na programação do Xbox para este ano que não seja lançado ao mesmo tempo no PlayStation. [...] Outer Worlds para PlayStation 5, Doom para PlayStation 5, Tony Hawk para PlayStation 5, Call of Duty para PlayStation 5, Gears of War Reloaded... Não ficaríamos surpresos se Avowed e South of Midnight forem os últimos exclusivos.”

Essa percepção estaria causando desconforto entre algumas empresas do setor, que veem os consoles como parte essencial do equilíbrio competitivo da indústria. De acordo com Dring, estúdios expressaram dúvidas sobre continuar desenvolvendo para Xbox, questionando se faz sentido investir em uma plataforma que, ao que tudo indica, não está mais comprometida com a exclusividade.

“Algumas editoras e desenvolvedores conversaram comigo, meio perplexos com isso, porque, do ponto de vista deles, querem a competição no mercado de consoles. Eles disseram: ‘Por que deveríamos nos dar ao trabalho de fazer um jogo para Xbox se essa é a estratégia?’”

Outro ponto levantado por Dring é a crescente vantagem do PlayStation no número de usuários ativos. Em 2022, a base instalada dos consoles da Sony era 6 milhões maior do que a do Xbox. Em 2024, essa diferença já teria chegado aos 10 milhões, aumentando a percepção de domínio da Sony no mercado.

A nova abordagem da Microsoft tem agradado muitos jogadores, especialmente os donos de PS5, que agora têm acesso a títulos antes restritos à plataforma Xbox. Por outro lado, isso parece estar desgastando a posição do Xbox como hardware relevante, e levantando dúvidas sobre sua função no ecossistema da empresa a longo prazo.

Fonte: ResetEra