Ecco the Dolphin retornará com remasters e novo jogo após quase três décadas

Ecco the Dolphin retornará com remasters e novo jogo após quase três décadas

Após anos longe dos holofotes, Ecco the Dolphin está prestes a voltar com força total. Em entrevista ao Xbox Wire, Ed Annunziata, criador da série, confirmou que está trabalhando em remasters dos dois primeiros jogos clássicos, lançados originalmente para o Mega Drive, além de um título inédito que promete expandir a mitologia do famoso golfinho.

Os remasters confirmados são do Ecco the Dolphin original (1992) e sua sequência direta The Tides of Time (1994). Ambos os jogos são conhecidos por sua ambientação aquática única, trilha sonora atmosférica e por uma mensagem ecológica que marcou gerações. Ainda não há detalhes sobre quais plataformas receberão as novas versões, nem uma previsão exata de lançamento.

Apesar da boa notícia, Annunziata esclareceu que o título lançado para o Dreamcast, Ecco the Dolphin: Defender of the Future (2000), não está incluído neste projeto inicial de remasterizações. Em contrapartida, o desenvolvedor revelou que já está nos estágios iniciais de um jogo completamente novo da franquia, o qual será moldado com “sensibilidades contemporâneas de games e GPU”.

A revelação completa desse novo capítulo, no entanto, vai demorar. No site oficial da franquia, um contador foi colocado indicando que as próximas novidades só devem ser reveladas em pouco mais de 8500 horas, ou seja, daqui a cerca de 354 dias, por volta de abril de 2026.

Além das novidades, Annunziata voltou a destacar a mensagem ambiental que sempre acompanhou Ecco. Segundo ele, “qualquer coisa que promova uma conexão entre humanos e o oceano deve ser acolhida com entusiasmo”. Ele acredita que jogos como Ecco podem ser ferramentas valiosas para ensinar sobre os ciclos naturais e o papel do ser humano dentro do ecossistema marinho.

Apesar de seu último trabalho, Pizza Tower (2023), ter uma proposta mais cômica e acelerada, Annunziata deixa claro que seu envolvimento com Ecco nasceu de um profundo interesse por baleias e vida oceânica, além de sua bagagem em projetos educacionais.

Essa volta marca não só o retorno de uma das franquias mais distintas da SEGA, como também reforça uma tendência de resgatar IPs clássicas com potencial para dialogar com as novas gerações de jogadores.

Fonte: Xbox Wire