Desenvolvedora retira jogo do Xbox em protesto contra apoio da Microsoft a Israel

Desenvolvedora retira jogo do Xbox em protesto contra apoio da Microsoft a Israel

O estúdio independente Badru anunciou nesta semana que retirou seu jogo Tenderfoot Tactics da loja do Xbox em protesto ao suposto envolvimento da Microsoft com o exército israelense. A ação acontece em apoio à campanha internacional de boicote promovida pelo BDS National Committee (BNC), que recentemente pediu aos jogadores que deixassem de usar o Game Pass, evitassem compras na loja do Xbox e se afastassem de títulos como Minecraft, Candy Crush e Call of Duty.

Segundo a declaração oficial publicada nas redes sociais do estúdio, a decisão foi tomada em solidariedade à Palestina e à campanha de boicote liderada por ativistas.

“A equipe da Tenderfoot Tactics decidiu remover nosso jogo da venda no Xbox em solidariedade à campanha de Boicote liderada pelos palestinos, que adicionou o Xbox à sua lista de prioridades no início deste mês”, escreveu o estúdio.

O comunicado ainda acusa a Microsoft de colaborar com ações militares ao fornecer tecnologia de nuvem e inteligência artificial para as Forças de Defesa de Israel, citando o conflito na Faixa de Gaza como pano de fundo.

“Esperamos que a Microsoft ouça as vozes de seus funcionários e clientes e interrompa todos os negócios com o exército israelense criminoso, que temos visto realizar um genocídio aberto em Gaza nos últimos 18 meses”, prosseguiu o estúdio. “Esperamos que a comunidade em geral se junte à campanha de pressão e lute pelo fim da ocupação e do apartheid na Palestina e em todo o mundo.”

Apesar da remoção na loja do Xbox, o jogo Tenderfoot Tactics permanece disponível em outras plataformas. A Microsoft, até o momento, não se pronunciou oficialmente sobre a retirada do jogo ou sobre as alegações feitas pelo BNC e pelos desenvolvedores.

Fonte: Bsky