David Jaffe critica novo rumo de God of War: "Não chame isso de God of War"

David Jaffe critica novo rumo de God of War: "Não chame isso de God of War"

David Jaffe, criador da icônica franquia God of War, segue expressando descontentamento com o atual direcionamento narrativo da série, especialmente após o lançamento de God of War: Ragnarök. Em suas críticas, ele destaca que transformar Kratos em um pai mais emocionalmente vulnerável e focado na relação com Atreus destoa completamente do espírito original do personagem.

Críticas à evolução de Kratos

Em um vídeo recente em seu canal no YouTube, Jaffe afirmou que enquanto God of War (2018) ainda agradou por sua inovação, Ragnarök não foi para ele. Comparando o herói espartano ao arqueólogo Indiana Jones, o criador fez uma crítica contundente à humanização de personagens emblemáticos:

“Se você quer explorar temas de família e problemas pessoais, tudo bem, mas crie algo novo. Não pegue Kratos ou Indiana Jones e os transforme em algo que eles nunca foram.”

Jaffe também argumentou que essa mudança, embora bem recebida por muitos, prejudica a identidade central da franquia:

“Se quiser fazer algo diferente, faça, mas não chame isso de God of War. O mesmo vale para Indiana Jones.”

Debates com fãs e respostas diretas

O criador não hesita em rebater críticas de seguidores nas redes sociais. Ao ser acusado de incoerência por apreciar jogos com personagens “mais suaves”, como Dragon Age: The Veilguard, Jaffe explicou que sua objeção não é a suavidade dos personagens, mas sim o desvio da essência original de Kratos:

“Não tenho problema com personagens mais suaves. Meu ponto é que essa abordagem pareceu errada PARA MIM no caso de Kratos.”

Em outra interação, ele defendeu seu trabalho na franquia original:

“Meu Kratos ERA melhor na minha opinião, mas reconheço que isso é subjetivo.”

Um contraste de gerações

David Jaffe também ressaltou sua admiração por outros títulos modernos, como Astro Bot, ao mesmo tempo em que reconhece que o jogo resgata elementos dos clássicos:

“Esse jogo é MARAVILHOSO e, curiosamente, parece com os jogos que eu costumava jogar na minha época.”

Apesar das críticas, Jaffe continua respeitando a liberdade criativa da equipe da Santa Monica Studio, mas reforça que, em sua visão, algumas escolhas narrativas desviaram do núcleo que fez de God of War um fenômeno global.

Fonte: IGN