Dark Souls Não Ficou com a Sony Porque Ela "Esnobou" Demon’s Souls

Em uma série de entrevistas recentes, Shuhei Yoshida, ex-líder da Sony, revelou detalhes interessantes sobre a relação entre a FromSoftware e a gigante do PlayStation. Um dos pontos mais curiosos foi a explicação de por que Dark Souls, um dos jogos mais icônicos da FromSoftware, não foi publicado pela Sony. A resposta está no tratamento que a empresa deu ao antecessor, Demon’s Souls.
A História por Trás de Demon’s Souls
Desenvolvido pela FromSoftware em colaboração com a extinta Sony Japan Studio, Demon’s Souls foi lançado originalmente para o PlayStation 3. No entanto, a Sony não viu um "apelo mundial" no jogo, principalmente devido à sua alta dificuldade e às impressões iniciais negativas durante testes internos. Como resultado, a empresa decidiu não localizar o jogo para o idioma inglês, deixando a distribuição da versão americana nas mãos da Atlus e da europeia com a Bandai Namco.
A Rejeição da FromSoftware
Segundo Yoshida, a FromSoftware ficou "desapontada" com o tratamento dado pela Sony a Demon’s Souls. Quando a Sony propôs uma parceria para uma sequência, o estúdio japonês já estava trabalhando no que viria a ser Dark Souls, mas optou por rejeitar a proposta da Sony e fechar um acordo com a Bandai Namco como publisher.
"A FromSoftware já estava trabalhando numa sequência, mas eles ficaram tão decepcionados com o tratamento do PlayStation que rejeitaram a parceria. (…) Temos imenso respeito por Miyazaki e conseguimos trabalhar com eles novamente. Bloodborne é um de seus melhores jogos. (…) Não fomos capazes de enxergar o valor do produto que estávamos criando [Demon’s Souls]", explicou Yoshida em entrevista ao podcast Sacred Symbols.
O Legado de Demon’s Souls e Dark Souls
Apesar do desinteresse inicial da Sony, Demon’s Souls se tornou um jogo cult, elogiado por sua atmosfera única e desafio implacável. Sua recepção positiva abriu caminho para o sucesso de Dark Souls, que se tornou uma das franquias mais influentes e aclamadas da indústria dos games. A FromSoftware, sob a liderança de Hidetaka Miyazaki, consolidou-se como uma das desenvolvedoras mais respeitadas do mundo.
Bloodborne e a Reconciliação
Anos depois, a Sony e a FromSoftware reataram sua parceria para o desenvolvimento de Bloodborne, exclusivo do PlayStation 4. O jogo foi amplamente aclamado pela crítica e pelos fãs, sendo considerado um dos melhores títulos da FromSoftware. No entanto, desde seu lançamento em 2015, os fãs aguardam ansiosamente por uma sequência ou remasterização, algo que ainda não foi anunciado.
E Agora, Sony?
A história de Demon’s Souls e Dark Souls serve como um lembrete de como decisões de negócios podem impactar o futuro de uma empresa. Enquanto a Sony perdeu a chance de publicar uma das franquias mais lucrativas e influentes da indústria, a FromSoftware provou que sua visão única e compromisso com a qualidade podem conquistar o mundo, mesmo sem o apoio inicial de uma gigante como a Sony.
E você, o que acha dessa história? A Sony aprendeu a lição com Demon’s Souls? Deixe sua opinião nos comentários!
Fonte: VGC.