Criador de Dragon Age critica “antifãs” e alerta para toxicidade crescente nos fandoms de RPG

David Gaider, roteirista veterano e um dos principais criadores da franquia Dragon Age, fez duras críticas ao comportamento de parte da comunidade gamer. Em entrevista recente, ele expressou preocupação com o que chama de “antifãs” — pessoas que, segundo ele, parecem se dedicar a torcer contra o sucesso de certos jogos, ao invés de apoiá-los ou criticá-los de maneira construtiva.
Com passagens marcantes pela BioWare, onde também trabalhou em clássicos como Baldur’s Gate 2 e Star Wars: Knights of the Old Republic, Gaider explicou que esses “antifãs” costumam extrair elementos isolados dos jogos para alimentar reclamações, muitas vezes fora de contexto. “Eles são muito determinados a ver seu jogo fracassar, como uma espécie de lição para outros que fariam games do mesmo tipo”, afirmou.
Em suas palavras, o roteirista destacou a transformação desses indivíduos:
“A dificuldade é se, repentinamente, você terminar com antifãs. Eles se transformam daquilo que você quer, fãs que espalham a palavra de seu jogo e despertam o interesse das pessoas. Mas, se você tem antifãs, eles meio que fazem o oposto.”
Para ele, o fenômeno tem crescido com o tempo e está presente na maioria das comunidades, mas sempre foi especialmente comum entre fãs de RPG. Gaider também acredita que esse comportamento deriva de um excesso de identificação pessoal com os produtos culturais, o que gera reações extremadas:
“Se isso for integral para suas identidades, qualquer coisa que afete ou insulte a ela, vai insultar eles. De repente, será um investimento pessoal para eles ver isso fracassar.”
Outro ponto levantado é o impacto disso nos bastidores da indústria. Segundo Gaider, muitos desenvolvedores estão reduzindo sua presença online e se distanciando do público, com medo de se tornarem alvos de ataques. O ambiente tóxico acaba dificultando a diferenciação entre críticas legítimas e manifestações guiadas por guerras culturais ou ressentimentos.
Gaider também revelou que, durante seu tempo na BioWare, foi injustamente responsabilizado por decisões que não estavam sob seu controle, sendo frequentemente tratado como se fosse o único responsável por tudo nos jogos — quando, na verdade, atuava como um gerente de nível intermediário.
Atualmente, David Gaider faz parte da Summerfall Studios, onde lançou o RPG musical Stray Gods. No entanto, ele contou que o estúdio enfrenta dificuldades para financiar novos projetos, o que reflete os desafios crescentes enfrentados por desenvolvedores independentes, especialmente em meio a um cenário de crítica intensa e polarização.
Fonte: Games Radar