Corte na equipe da BioWare foi maior do que o divulgado pela EA

Corte na equipe da BioWare foi maior do que o divulgado pela EA

A reestruturação interna da BioWare após o lançamento de Dragon Age: The Veilguard foi mais severa do que a Electronic Arts (EA) revelou oficialmente. O jogo não atingiu as expectativas da empresa, acumulando apenas 1,5 milhão de jogadores nos primeiros três meses, o que levou a mudanças significativas no estúdio.

A EA havia afirmado que realocaria parte da equipe para outros projetos enquanto Mass Effect ainda está em pré-produção, mas, segundo o jornalista Jason Schreier, essa movimentação não será temporária. Os funcionários transferidos para outros estúdios permanecerão lá indefinidamente e, caso queiram retornar à BioWare no futuro, precisarão aguardar novas vagas.

"Este foi um desenvolvimento indesejável para alguns dos funcionários, que agora se encontram em equipes totalmente novas em estúdios dos quais nunca planejaram participar. Alguns vieram para a BioWare para trabalhar em franquias de RPG de renome e acharam a ideia de trabalhar em jogos de ação ou esportes menos atraente."

Essa decisão desagradou muitos desenvolvedores que entraram na BioWare para trabalhar em franquias RPG renomadas, mas agora estão sendo direcionados para títulos de ação ou esportes. Além disso, a empresa também realizou cortes, resultando na saída de veteranos como Trick Weekes e Jen Cheverie.

Com isso, a BioWare perdeu mais de 50% de sua equipe nos últimos dois anos, passando de 200 para menos de 100 funcionários. O impacto desse enxugamento no desenvolvimento do próximo Mass Effect ainda é incerto, mas os fãs esperam que a EA invista novamente na equipe quando a produção avançar.

Fonte: Bloomberg