Conflito entre equipes de Mass Effect e Dragon Age marcou bastidores da BioWare, revela ex-roteirista

Apesar de seu prestígio como uma das desenvolvedoras mais influentes do gênero RPG, a BioWare enfrentava um ambiente interno repleto de atritos, especialmente entre os times responsáveis por suas duas principais franquias: Mass Effect e Dragon Age. Quem revelou os bastidores dessa tensão foi David Gaider, veterano roteirista da casa, que compartilhou suas experiências em uma série de mensagens publicadas no BlueSky.
Gaider, que trabalhou por anos com a equipe de Dragon Age, relatou o choque ao ser transferido para o time que estava desenvolvendo Anthem. Segundo ele, havia uma forte resistência entre os grupos, tanto em termos criativos quanto culturais. “O time que havia trabalhado em Mass Effect Andromeda era muito ‘anti-RPG’”, contou. “Eles queriam que eu usasse minha varinha mágica e criasse uma história com a qualidade da BioWare sem me dar quaisquer das ferramentas para fazer isso.”
O roteirista afirma que, embora a gerência o tenha orientado a dar um tom mais fantasioso ao projeto, seus colegas rejeitavam sistematicamente qualquer ideia nesse sentido. Esse impasse, somado à falta de abertura criativa, tornou sua experiência no projeto extremamente frustrante.
Ao refletir sobre sua trajetória na empresa, Gaider comentou que um de seus maiores arrependimentos foi ter deixado a equipe de Dragon Age, onde se sentia mais confortável e valorizado. Sua tentativa de crescer profissionalmente como Diretor Criativo não teve apoio. “Eu queria subir para cima. Eu fui rejeitado, sem hesitação”, lamentou. A decisão de deixar a BioWare foi difícil, especialmente após ouvir da liderança que ele não teria sucesso fora da companhia.
Desde sua saída, Gaider passou por estúdios como Beamdog e Summerfall Studios, onde lançou o RPG narrativo Stray Gods. Enquanto isso, a BioWare enfrentou resultados mornos com Dragon Age: The Veilguard e anunciou uma reestruturação que reduziu ainda mais seus times, concentrando os esforços exclusivamente no próximo Mass Effect.
As declarações de Gaider jogam luz sobre os desafios internos enfrentados pela BioWare nos últimos anos, sugerindo que os conflitos de visão e cultura entre suas principais equipes podem ter impactado diretamente o rumo criativo e comercial de seus títulos mais recentes.
Fonte: Eurogamer