Cofundador da BioWare Revela o Pior Conselho que Recebeu da Microsoft

Cofundador da BioWare Revela o Pior Conselho que Recebeu da Microsoft

Em uma entrevista ao podcast My Perfect ConsoleGreg Zeschuk, cofundador da BioWare, compartilhou histórias sobre sua trajetória na indústria de games, incluindo o pior conselho que recebeu da Microsoft. Zeschuk, que ajudou a criar franquias icônicas como Mass Effect e Dragon Age, revelou que a decisão de lançar Jade Empire no final do ciclo de vida do Xbox original foi um grande erro.

O Erro de Lançar Jade Empire no Fim do Ciclo do Xbox

Zeschuk explicou que Peter Moore, então executivo da Microsoft, convenceu a BioWare a lançar Jade Empire no final do ciclo do Xbox original, em vez de esperar para torná-lo um jogo de lançamento do Xbox 360. Essa decisão, segundo ele, prejudicou o sucesso do jogo.

"Podíamos ter dito não… gostaria de ter dito ‘esse é um erro incrível, nos dê mais seis meses, nos dê a chance de fazer disso um jogo de lançamento do 360’", disse Zeschuk. "Eu só penso que seria um produto muito mais bem-sucedido no começo de um ciclo do que no final, porque na época que saiu ninguém mais estava comprando o Xbox, eles estavam esperando pelo próximo."

A Relação com a EA e a Liberdade da BioWare

Zeschuk também falou sobre a aquisição da BioWare pela Electronic Arts (EA). Ele revelou que, inicialmente, o estúdio temia perder sua liberdade criativa e ser pressionado a adotar práticas como o crunch. No entanto, nos primeiros anos da parceria, a BioWare manteve uma boa autonomia.

"Eu gosto de comentar que a EA dá a você corda o bastante para se enforcar", brincou Zeschuk. "E o que quero dizer com isso é que você precisa aprender a trabalhar dentro da estrutura e penso que fizemos isso muito bem, se você olhar para os Mass Effect que saíram. Foi uma corrida bem-sucedida."

Decisões Independentes e o Fim da Jornada

Mesmo sob o controle da EA, a BioWare tomou algumas decisões que não tinham a aprovação total da publicadora. Entre elas, o desenvolvimento de jogos para plataformas mobile e Facebook, alguns dos quais foram lançados sob nomes falsos.

Zeschuk também admitiu que, apesar do sucesso inicial, ele sabia que não queria permanecer em uma grande empresa por muito tempo. "Para mim, esse foi o fim. Foi algo como ‘oh, eu não gosto de grandes companhias’. Então eu sabia a partir do segundo ano que iria embora em algum ponto. Só não sabia quando."

Ele deixou a BioWare após o lançamento de Star Wars: The Old Republic, um projeto ambicioso que, se bem-sucedido, poderia ter dado à BioWare mais influência dentro da EA. No entanto, Zeschuk decidiu seguir outros caminhos, distante da indústria de games.

Legado da BioWare

Apesar dos desafios, a BioWare deixou um legado marcante na indústria de jogos, com franquias como Mass EffectDragon Age e Star Wars: The Old Republic. As histórias de Zeschuk oferecem um vislumbre dos bastidores de uma das desenvolvedoras mais influentes da história dos videogames.

Fonte: Eurogamer.