Chefe de estúdio de Revenge of the Savage Planet critica impacto do Game Pass no valor dos jogos

Apesar de ter lançado Revenge of the Savage Planet diretamente no Xbox Game Pass, a desenvolvedora Raccoon Logic se mostra insatisfeita com os efeitos do serviço de assinatura sobre a valorização do jogo. Em entrevista recente, o chefe do estúdio, Alex Hutchinson, fez duras críticas ao modelo adotado pela indústria atualmente, sugerindo que os serviços como o Game Pass podem prejudicar o mercado de jogos independentes e de médio porte.
Segundo Hutchinson, embora o título tenha tido um bom desempenho comercial, a grande maioria dos jogadores acessou o jogo por meio da assinatura do Game Pass, o que acabou dificultando a venda de conteúdos adicionais. “A esperança era que a exposição levasse as pessoas que adquiriram o jogo como parte de sua assinatura a pelo menos comprar o pequeno pacote adicional ou a incentivar um amigo a comprá-lo em outra plataforma para que pudessem jogar juntos, mas não vimos isso, ou pelo menos não ainda”, declarou.
O desenvolvedor defende que os jogos não devem estrear nesses serviços, mas sim aguardar ao menos um ano antes de entrarem em plataformas de assinatura. “Precisamos imitar o antigo modelo de filmes, que consistia em lançá-los nos cinemas, depois em DVD e depois na TV ou streaming”, disse ele, sugerindo que essa abordagem ajudaria a preservar o valor dos títulos e garantir melhor retorno financeiro para os estúdios menores.
Hutchinson também afirma que os tempos em que desenvolvedores independentes recebiam acordos generosos para colocar seus jogos nesses serviços já acabaram. Hoje, apenas grandes títulos de publishers consagradas têm acesso a contratos mais lucrativos. Para ele, a indústria está “confusa sobre como levar os jogos até os jogadores e o dinheiro até os desenvolvedores”, e destaca que, com exceção da Nintendo, todas as grandes empresas estão em “uma corrida para desvalorizar completamente os jogos”.
Apesar do tom crítico, Hutchinson elogiou a parceria com a Microsoft, destacando que o suporte dado durante o lançamento foi positivo. “A Microsoft tem sido uma parceira incrível e estamos muito felizes em trabalhar com eles”, completou.
Fonte: GameSpot