CEO da Saber Interactive Critica Desenvolvedores de Saints Row: "Não Sabiam o que Estavam Fazendo"

Matt Karch, CEO da Saber Interactive, não poupou críticas aos desenvolvedores do reboot de Saints Row durante uma entrevista ao site Game File. O jogo, lançado em 2023, foi um fracasso comercial e crítico, resultando no fechamento da Volition, estúdio responsável pela franquia.
Falta de Direção e Consequências
Karch foi direto ao ponto ao avaliar o trabalho da Volition: "Eles nem sabiam o que estavam fazendo lá. Não tinham qualquer direção, então não tinha como durar. Além disso, quem financiaria um futuro jogo deles depois desse desastre?"
O CEO também destacou as mudanças no mercado de games, onde investir em projetos que não sejam tão lucrativos quanto GTA se tornou inviável.
"Os dias em que podíamos sair injetando dinheiro em outros jogos além de GTA já acabaram. Está terminado, esse negócio precisa amadurecer, e se não fizer isso, estaremos em apuros."
Custos e Demissões
Karch abordou ainda a questão dos custos elevados da indústria, especialmente em estúdios localizados em regiões como a Califórnia. Ele sugeriu que a solução seria identificar os talentos essenciais e considerar a terceirização de parte do trabalho para países com custos menores, como a Polônia.
"Se eu estivesse no comando de um estúdio californiano, meu objetivo seria: 'ok, quem são as pessoas essenciais deste grupo?' Porque eles existem. Temos talento americano na Saber também. E quem poderia fazer o mesmo trabalho por um quarto do preço na Polônia? No mundo ideal, todos teriam trabalho, mas eles custavam muito caro para o que ofereciam, então já era."
Falha em Conquistar o Público
O reboot de Saints Row foi criticado por tentar atrair uma "audiência moderna", abandonando o tom escrachado e politicamente incorreto que caracterizou os títulos anteriores da franquia. Essa mudança de direção alienou os fãs antigos sem conquistar novos jogadores, resultando em um fracasso retumbante.
As palavras duras de Karch refletem a realidade de uma indústria que está passando por uma fase de ajustes, com demissões em massa e fechamento de estúdios. Enquanto isso, o futuro da franquia Saints Row permanece incerto.
Fonte: Eurogamer