CEO da Gearbox se desculpa por comentário polêmico sobre preço de Borderlands 4

O CEO da Gearbox, Randy Pitchford, voltou atrás após declarações controversas sobre o preço de Borderlands 4, que causaram revolta entre jogadores nos últimos dias. Em sua fala original, Pitchford afirmou que "os fãs de verdade" encontrariam uma forma de comprar o jogo, mesmo que ele custasse US$ 80, algo que, considerando a cotação atual do dólar, ultrapassaria os R$ 400 no Brasil — valor que corresponde a uma parte significativa do salário mínimo do país.
I am sorry there was a misunderstanding. The absolute sincere truth is that I don’t want anyone to pay any more than they should or are comfortable with and I always work with the intent and hope that a customer always feels they got the better end of the deal no matter what they…
— Randy Pitchford (@DuvalMagic) May 28, 2025
A frase foi amplamente criticada nas redes sociais por soar insensível à realidade econômica de muitos jogadores, especialmente em mercados fora dos Estados Unidos. Diante da repercussão negativa, Pitchford tentou esclarecer a situação e pediu desculpas publicamente.
"Não desejo que ninguém pague mais do que se sinta confortável. Nosso objetivo sempre será garantir que os fãs de Borderlands sintam que fizeram um bom negócio ao adquirir nossos jogos", declarou o executivo. Ele também reconheceu que o uso da expressão “fãs verdadeiros” foi inadequado e causou interpretações que não condiziam com sua intenção original.
Debate sobre preços foi reacendido após anúncio da Nintendo
A polêmica ganhou força após a Nintendo anunciar que Mario Kart World custaria US$ 80 — um aumento de preço que levantou preocupações de que outros títulos AAA sigam a mesma tendência. Quando questionado nas redes sociais sobre a possível adoção do mesmo valor para Borderlands 4, Pitchford respondeu que o preço final do jogo seria decidido pela publicadora Take-Two Interactive, mas acabou mencionando a frase polêmica em sua resposta.
Antes do pedido de desculpas, o CEO ainda justificou que Borderlands 4 teve um orçamento mais que o dobro do custo de produção de Borderlands 3, o que contribuiria para a necessidade de um preço mais elevado no lançamento.
Borderlands 4 chega mais cedo e com mudanças importantes
Apesar da controvérsia, a Gearbox anunciou recentemente que o lançamento de Borderlands 4 foi antecipado. O jogo, que inicialmente chegaria em 23 de setembro, teve sua estreia adiantada para o dia 12 de setembro no PlayStation 5, Xbox Series S|X e PC.
Pitchford também revelou algumas novidades sobre a jogabilidade. Uma das mais notáveis é a eliminação do minimapa tradicional, que será substituído por um sistema de bússolas dinâmicas, com o objetivo de criar uma experiência de mundo aberto mais imersiva para os jogadores — uma das maiores mudanças na estrutura da série até agora.
Fonte: Eurogamer